Outubro Rosa terá aula de ritmos nesta terça em 8 espaços públicos
Atualizado em 29/10/2018 - 18:20
Outubro Rosa comemorado com zumba, em 2017
Aula de zumba durante Outubro Rosa de 2017; nesta terça, será a vez do "Ritmos Rosa" em 8 espaços públicos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta terça-feira (30), uma programação especial em comemoração ao Outubro Rosa, mês mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A partir das 19h, oito espaços públicos da cidade receberão, ao mesmo tempo, aulas de ritmos, chamadas “Ritmos Rosas”.

As aulas acontecerão em centros poliesportivos, parques e praças e estarão abertas para todos os públicos, envolvendo variados estilos musicais e sendo conduzidas por professores de dança. O evento será promovido pelo Fundo Municipal de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Saúde.

Durante a atividade, haverá a arrecadação de um litro de óleo e/ou de um lenço, que serão destinados às organizações da sociedade civil da cidade voltadas ao acompanhamento e auxílio de pacientes com câncer.

Também serão distribuídos 1.400 camisetas e 2.500 bottons da campanha contra o câncer de mama para aqueles que se inscreveram.

Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, as 40 UBS's (unidades básicas de saúde) de São José vêm realizando campanhas de orientação sobre o tema.

Além da distribuição de material informativo sobre câncer de mama, câncer de colo de útero e planejamento familiar, os profissionais das UBS's têm incentivado ainda mais as mulheres a fazerem os exames preventivos ginecológicos e as mamografias.

A abordagem ocorre nas salas de espera, durante o acolhimento e nas consultas. Durante todo o mês, as UBS's também terão decoração especial com adesivos, cartazes, balões e laços rosa no interior das unidades.

De 2017 para cá, houve um aumento na oferta de coleta de exames ginecológicos preventivos e exames de mamografias na rede pública de saúde. Nos primeiros 6 meses deste ano, foram ofertadas em média 2.822 mamografias, 6% a mais que o mesmo período do ano passado (2.656).

Já o exame preventivo de câncer de colo de útero registrou um aumento de oferta de 4% no mesmo período – 3.645 atendimentos por mês em 2017 e 3.794 em 2018.

LOCAIS DO “RITMOS ROSA”

Poliesportivo do Altos de Santana – Avenida Alto do Rio Doce, 801