Atendimento nos cemitérios terá busca online para localização de jazigos
Atualizado em 29/10/2018 - 15:17
Visitação aos cemitérios no dia de finados
Prefeitura organiza ações para Dia de Finados, com tablets, ações de saúde e até música sacra - Foto: PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

A Prefeitura de São José dos Campos organizou um esquema especial para atendimento à população nos quatro cemitérios públicos - Colônia Paraíso (Morumbi), Maria Peregrina (Santana), Padre Rodolfo de Komorek (Centro) e Cemitério Distrital Eugênio de Melo - no Dia de Finados, sexta-feira (2). Para agilizar o atendimento às cerca de 50 mil pessoas esperadas nas visitações, funcionários da Urbam (Urbanizadora Municipal) portarão tablets.

O sistema visa auxiliar a população na localização dos jazigos, por meio de busca online. O recurso permite que o munícipe consulte a localização exata do túmulo em seu computador ou pelo celular, por meio do link no site da Urbam: http://urbam.com.br/sitenovo/funeraria/cemiterios/consulta-dos-sepultados.aspx. Este sistema foi criado para evitar filas e agilizar o atendimento à população.

No dia 2 de novembro, os cemitérios públicos de São José dos Campos vão abrir os portões às 6h e fechar às 18h. A limpeza dos jazigos pelas famílias poderá ser realizada até a véspera do Dia de Finados. O prazo para conclusão de obras e reformas se encerrou em 19 de outubro. Novas autorizações serão concedidas após o feriado.

Nas últimas semanas, as equipes da Urbam realizaram manutenção nos quatro cemitérios, que incluiu a pintura de guias e de alguns prédios, capina e poda, dedetizações e limpeza em geral. Banheiros químicos serão instalados para atendimento aos munícipes.

Música Sacra

Haverá apresentações de músicas sacras e eruditas nos cemitérios Padre Rodolfo Komorek (Centro) e Maria Peregrina (Santana). As apresentações serão às 10h e às15h, respectivamente.

O repertório será apresentado pela Orquestra Esplendor. O maestro da orquestra, Isaías dos Santos Hilário, é funcionário da Funerária da Urbam.

“Nos apresentamos em vários eventos e em escolas sempre que é possível. No caso dos cemitérios, escolhemos um repertório adequado formado por músicas sacras e eruditas”, disse.

Dengue

Equipes da Urbam e da Zoonoses vão orientar os visitantes em relação aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue nos cemitérios.

Os vasos devem ter furos para escoamento da água e devem ser depositados diretamente sobre os jazigos, sem o invólucro de plástico celofane, material que favorece o acúmulo de água. O nível de terra dos vasos deve ser mantido até a borda.

Os cemitérios públicos são considerados pontos estratégicos pelo programa de combate à dengue da Prefeitura. Por este motivo, os locais são vistoriados e monitorados pelas equipes da zoonoses durante o ano todo.

Horário de missas nos cemitérios:

Colônia Paraíso (Morumbi): 8h, 10h, 16h

Padre Rodolfo Komorek (centro): 7h, 9h, 11h, 14h, 16h

Eugênio de Melo: 8h, 10h, 16h

Maria Peregrina (Santana): 8h, 10h, 16h

Jazigos famosos:

Cemitério centro: Padre Rodolfo Komorek, Padre Wagner Rodolfo da Silva, Túmulo do Desconhecido, Dr Rui Dória, Dr. Jorge Zarur, Elmano Ferreira Veloso, Hélio Augusto de Souza, Jazigo dos Revolucuinários, Dr. João Guilhermino, Euclides Miragaia

Cemitério Santana: túmulo da Maria Peregrina