Alunos do Jd. das Indústrias participam de programa de prevenção a traumas de trânsito
Atualizado em 29/10/2018 - 14:38
Mobilidade Urbana
O programa Party conta com encontros mensais para orientar alunos sobre as consequências de atitudes irresponsáveis ao trânsito - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Mais de 40 alunos da escola estadual Profª Maria Aparecida Veríssimo Madureira Ramos, localizada no Jardim das Indústrias, região oeste de São José dos Campos, participaram na última semana de mais uma ação do Party – projeto voltado à prevenção de traumas no trânsito relacionados, principalmente, à mistura de álcool e direção na juventude.

O encontro foi realizado no anfiteatro do Hospital Municipal, onde os alunos do segundo ano do Ensino Médio assistiram às palestras de profissionais do Samu, das Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros, do Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, da Polícia Militar, de Agentes de Trânsito e profissionais do próprio hospital.

As reuniões mensais do Party são marcadas por momentos importantes. Um deles ocorre durante a visita técnica aos pacientes internados, vítimas de acidentes no Hospital Municipal e no Centro de Reabilitação Lucy Montoro. Na ocasião, os estudantes podem conversar sobre o acidente e quais as consequências.

O ponto alto do encontro é conduzido por uma vítima de trauma de trânsito, que teve consequências severas em decorrência de um acidente de trânsito. Ele conta aos participantes sobre sua experiência com o acidente e com o trauma, sensibilizando os alunos para que façam escolhas responsáveis na condução de veículos.

O programa

O programa Party surgiu no Canadá há mais de 30 anos e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A partir daí, expandiu-se para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas, além de Vitória (ES). Em 2013, o programa tornou-se Party Brasil, vinculado à Sbait (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).

São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil. Lançado no município em junho de 2017, o programa já reuniu mais de 400 estudantes, entre 16 e 18 anos. Escolas públicas e particulares de São José dos Campos foram contempladas pelas ações coordenadas pela Prefeitura.