1ª edição dos Jogos Intercentros PCD reúne competidores na Vila Industrial
Atualizado em 29/10/2018 - 14:59
Jogos Intercentros PCD  29 10 2018
O evento dedicado aos alunos com deficiência das unidades esportivas municipais será finalizado no dia 10 de novembro - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Pupilas dilatadas, batimentos cardíacos mais fortes, mãos mais geladas e outras mais suadas. A ansiedade e vontade de competir transformaram o clima no Centro Comunitário Vila Industrial (Praça José Molina, s/n), na região leste de São José dos Campos, na manhã desta segunda-feira (29), que é sede do 1º Jogos Intercentros PCD.

O evento dedicado aos alunos com deficiência das unidades esportivas municipais, mantidas pela Prefeitura de São José dos Campos, teve a abertura oficial realizada pouco antes das 9h e já contou com disputas na natação e no karatê. No período da tarde, serão realizadas mais provas da natação, além de judô e capoeira. Todos receberão medalhas de outro, prata, bronze e de participação.

A abertura aconteceu no dojô (local onde se treina Artes Marciais) do Centro Comunitário, com a presença de participantes, técnicos, professores da Organização Social São José Desportivo e Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, além de autoridades.

Em seguida, foi feita a apresentação de kata (sequência de movimentos de ataque e defesa) de dois alunos, entre eles o pequeno Yan Ribeiro Oliveira, de 6 anos, aluno que começou na luta dentro da Praça de Esportes Pedro Otávio, na região sul. Ele é o atual campeão brasileiro e vice paulista, além de ter vencido o Open Karatê 2018.

Depois foi a vez dos nadadores serem os protagonistas na piscina do centro. Para a natação, foram inscritos um total de 60 atletas, entre alunos das escolinhas e nadadores mais experientes que representam São José em diversas competições, por meio do Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo, que é apoiado pela Administração.

Eles disputaram 13 provas que foram divididas entre as categorias feminina, masculina e mista, entre níveis 1, 2 e 3, com ou sem apoio e o tipo da deficiência. Entre os inscritos estava José Luis Junior, 25 anos, que com apoio da mãe Selma Maria Souza Luis, 58 anos, segurava a ansiedade antes de entrar na piscina.

O nadador que tem Síndrome de Down começou a dar suas braçadas n’água aos 6 anos e, segundo a mãe, partiu dele mesmo o interesse de nadar, já que no início a natação PCD existia apenas nos moldes de ‘recreação aquática’. Hoje, ela é grata pelas aulas que o filho tem no Centro Comunitário Vila Industrial.

“Valeu a pena, porque ele conheceu a água e aprendeu a se virar na piscina. Acredito que (o esporte) é bom para qualquer pessoa especial. Ajuda no desenvolvimento social, na coordenação”, disse Selma Maria Souza.

Os Jogos Intercentros PCD serão finalizados em 10 de novembro, quando o Ginásio de Esportes Dom Pedro 1º (Rua Helenira Resende Nazareth, 151), na zona sul, recebe os paratletas para a disputa na bocha adaptada.

Oportunidades

A Prefeitura de São José dos Campos oferece aulas gratuitas para 9 modalidades direcionadas às pessoas com deficiência, entre elas bocha adaptada, natação, capoeira, atletismo, judô, karatê, tênis de mesa, voleibol e estimulação global (destinado às pessoas com grau elevado de deficiência).

Para facilitar na identificação do nível em que o interessado deve ser inserido dentro da modalidade desejada, a Prefeitura disponibiliza um serviço de triagem com o acompanhamento de psicólogo, fisioterapeuta e um professor de Educação Física. A análise é realizada todas as segundas-feiras no Poliesportivo Altos de Santana, entre 8h e 11h, e no Poliesportivo Vila Tesouro, no mesmo dia, de 13h30 às 16h.

Os locais que estão atualmente com vagas para as aulas são os poliesportivos Jardim Cerejeiras, Vila Tesouro e Altos de Santana. Para os demais locais que as oferecem, é necessário entrar numa fila de espera virtual. A pré-inscrição para as modalidades deve ser feita pelo aplicativo São José Viva para dispositivos móveis com plataformas iOS e Android.