Fanzine ajuda a divulgar um pouco da vida e obra do poeta Cassiano Ricardo
Atualizado em 27/10/2018 - 20:50
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O quadrinista Fernando Balão criou o fanzine sobre Cassiano Ricardo para ajudar a divulgar a vida e obra do poeta - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Conhecer um pouco da vida e da obra do poeta Cassiano Ricardo de uma maneira simples e direta, como numa história em quadrinhos. Com este propósito nasceu o fanzine ‘Cassiano Ricardo em: O Brasil dos Meninos’, de autoria do quadrinista Fernando Balão, de São José dos Campos. O material foi distribuído durante toda a programação da 52ª Semana Cassiano Ricardo, realizada de 20 a 27 de outubro.

O fanzine tem oito páginas e traz muitas informações sobre o escritor, com destaque para uma das suas mais importantes obras, o livro de poesias ‘Martim Cererê’, que está completando 90 anos de lançamento. A palavra fanzine nasceu da redução fônica da expressão fanatic magazine. Ela provém da combinação do final do vocábulo magazine, que tem o sentido de revista, com o início de fanatic.

“É um orgulho poder contribuir para a divulgação de quem foi Cassiano Ricardo. Eu não tinha ideia da abrangência dele e consegui compreender melhor. E a história em quadrinhos é um meio muito completo que abrange todas as idades, principalmente as crianças, que podem conhecer e aprender de forma lúdica”, ressalta Fernando Balão.

Perfil

Fernando Balão é orientador de oficina de HQ do Programa Arte nos Bairros da Fundação Cultural. Ele desenha desde os seis anos de idade e criou suas primeiras histórias em quadrinhos influenciado pelas revistas de Henfil, onde admirava seu traço econômico, mas extremamente expressivo; além do humor ácido do pai dos Fradins.

O quadrinista é bacharel em Comunicação Social e Artes Visuais. Foi premiado em duas edições da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom): na 10ª edição (1º e 2º lugares) e na 12ª edição (1º lugar na categoria HQ). Fernando também mantém um blog na internet de HQ e ilustrações.  

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300/7341


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×