Procon conclui palestras sobre Direito do Consumidor nas escolas municipais
Atualizado em 26/10/2018 - 16:30
No Jardim da Granja, Procon concluiu palestras em 100% das escolas da rede municipal de São José
Ana Júlia e Talitha: depois de receberem informações do Procon, prometem atuar como multiplicadoras junto à família - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Apoio Jurídico

Cerca de 4.200 alunos de 6º ano das 43 escolas da rede de ensino municipal receberam noções básicas de Direito do Consumidor e Educação Financeira transmitidas diretamente pelo Procon de São José dos Campos.

Nessa sexta-feira (26), foi a vez dos alunos da Emef Professora Maria Nazareth de Moura Veronese, no Jardim da Granja, região leste. Essa foi a última palestra do ano, completando 100% da meta estabelecida com a Secretaria de Educação e Cidadania.

Segundo a coordenação do Procon, o objetivo do projeto é levar até os estudantes o conhecimento dos direitos básicos do consumidor, que acabam sendo repassados para os pais e familiares. O aluno passa a conhecer os seus direitos e se transforma em multiplicador por meio do projeto Procon nas Escolas.

Na palestra, ficou evidenciado que as dúvidas mais frequentes dos estudantes estão ligadas às práticas abusivas, publicidade enganosa e prazo de validade dos produtos.

Segundo o Procon, é o segundo ano em que a totalidade das escolas municipais é atendida. Isto já ocorreu no ano passado.

Contato importante

A professora Suzana Neves, de Ciências, acompanhou o grupo durante a palestra. Ela disse que já existe a disciplina Educação do Consumidor na escola. “Os alunos já viram isso desde o início do ano, mas a expectativa deles era grande por ser o Procon, o qual eles já ouviram falar muito. Essa foi a primeira vez que tiveram contato com representantes do órgão”, explicou.

Suzana também elogiou a iniciativa do projeto. “Quando a gente conhece nossos direitos, consegue lutar por eles. Quanto mais cedo esses jovens começarem a ter essas noções, mais cedo terão seus direitos respeitados”, ressaltou. “É um ensinamento que eles levam para a vida”.

Lições valiosas

Para Ana Júlia de Souza, do 6º ano, foi uma coisa boa aprender a lidar com os direitos do consumidor. “Achei importante quando ela falou para a gente tomar bastante cuidado quando vai no mercado, a gente deve prestar mais atenção nos preços”, lembrou.

Sua colega Talitha Ferreira, da mesma sala, também valorizou o aprendizado em relação a dinheiro e consumo. “Vou levar para os meus pais a mensagem de que nós temos nossos direitos e, se formos vítimas de algum golpe, temos o direito de reclamar”, concluiu.

Além do ciclo de palestras anual nas escolas municipais de São José, o Procon também aceita convites de escolas particulares e estaduais. Outro grupo visado pelo órgão são os idosos, por isso são levadas palestras também às Casas do Idoso do município.