Mais de 90 estudantes de Pindamonhangaba visitam o Museu de Esportes
Atualizado em 25/10/2018 - 17:38
Museu de Esportes - E.E. Profº José Wadie Milad
Estudantes da escola estadual Profº José Wadie Milad passam a manhã desta quinta-feira (25) no Museu de Esportes - Foto: PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Museu de Esportes (Rua Ana Gonçalves da Cunha, 131, Portão 2 – Jardim Jussara), mantido pela Prefeitura de São José dos Campos no Estádio Martins Pereira, recebeu nesta quinta-feira (25) uma visita especial e em ‘tamanho família’.

Uma caravana de 92 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da escola estadual Profº José Wadie Milad, da cidade de Pindamonhangaba, passou quase toda a manhã observando, interagindo e aprendendo mais com o acervo esportivo de São José e do Vale do Paraíba guardado pelo Museu.

O grupo teve a oportunidade de transitar por seis exposições, entre elas a “Memorial São José E.C.”, mostra de longa duração inaugurada no mês passado. Acompanhados de um historiador voluntário, os jovens conheceram mais sobre as conquistas de atletas de Pindamonhangaba, como por exemplo, João do Pulo, que dá o a um centro esportivo de Pinda e de um poliesportivo em São José dos Campos.

A professora de Educação Física Márcia Moring, 50 anos, responsável pelo passeio, contou que a ideia de conhecer o Museu de Esportes de São José dos Campos veio por meio de “uma premiação idealizada para os alunos que disputaram os Jogos Escolares do Estado de São Paulo” em 2018 e outros que se destacaram por desempenho escolar.

Ela reforçou a importância que os passeios de caráter pedagógico têm para o acúmulo de conhecimento de uma maneira mais leve para os estudantes, principalmente sobre o esporte regional.

“É a interação, o convívio em outro ambiente. Isso sempre agrega alguma coisa. Agora, ali nas caricaturas (“Atletas do Vale Atletas que Valem”), vários não reconheceram o João do Pulo, que é de Pinda. E eles frequentam o Centro Esportivo João do Pulo. A gente vê que o esporte em si fica muito voltado ao futebol”, afirmou Márcia Moring, que leciona há 27 anos.

História

Ao todo, o Museu de Esportes tem seis exposições, sendo a última de longa duração. “Memorial São José E.C” foi inaugurada no início de setembro. Além dela, o espaço tem ainda as mostras “São José de todos os esportes”, “Túnel do Tempo”, “Estrelas do Futebol”, e “Atletas do Vale Atletas que Valem”.

O Museu de Esportes funciona de segunda a sexta-feira, entre 9h e 12h e 13h e 16h. Para visitas de grupos escolares, o agendamento pode ser feito pela Central 156. Informações pelo telefone 3921-4112.