Alunos do Programa Decolar colocam a mão na massa em aula de gastronomia
Atualizado em 25/10/2018 - 19:15
Turma de gastronomia do Decolar, Programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento em aulas prática.
Alunos de 12 anos recebem orientações da chef de cozinha Thais Okamoto - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

As sextas-feiras são muito aguardadas por um grupo de 7 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que participam da turma de gastronomia do Decolar, Programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento. O motivo de tanta expectativa é colocar em prática os dons da arte de cozinhar.

Quem observa a turminha manuseando instrumentos da cozinha, com tanta maestria, nem imagina que são crianças de 12 anos de idade.

Para a chef de cozinha Thais Okamoto, voluntária do programa Decolar na área de culinária, a atividade vai além das orientações com o fogão. “Além da massa, expliquei para eles a parte da disciplina na cozinha, limpeza e organização, falei também como serem autônomos. Eu me sinto honrada em poder influenciar essa próxima geração de cozinheiros que daqui há 20 anos com certeza estará liderando no mercado de trabalho", disse.

Nicholas Gabriel, da Emef Profª Homera da Silva Braga, no Morumbi, contou como surgiu o interesse pela gastronomia. “Meu pai já cozinha e eu quero ajudá-lo, até agora já aprendi fazer patês, massas e cozinhar legumes”.

Bruno de Oliveira, da Emef Profº Norma de Conti Simão, no Bosque dos Ipês, prestou bastante atenção na aula. O estudante contou ainda que as lições do Programa Decolar são colocadas em prática. “Eu ajudo sempre em casa, o que eu mais gosto de preparar são as massas, hoje preparamos espaguete, conhecemos quatro tipos de molhos e uma lasanha”.

Já para Nathali da Silva, da Emef Professor Álvaro Gonçalves, no Campo dos Alemães, os encontros vão além das receitas. “Eu gosto de cozinhar, acho legal e interessante, as aulas práticas de gastronomia contribuem muito com a nossa evolução”, explicou.

Aula concluída, pratos prontos é chegado o momento de degustar. Além dos alunos, os pais também experimentam. O mecânico de aeronave Alessandro Fernandes não esconde o orgulho em saborear a massa preparada pela filha Letícia. “Para mim é muito satisfatório. Ela sempre foi muito ativa. Com as aulas do programa Decolar, observamos em casa que ela está cada vez mais criativa”.  

Decolar

O Decolar, Programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento, atende um grupo de 85 alunos do 6º ano do ensino fundamental de 43 escolas municipais de São José dos Campos.

Durante os encontros, ocorridos no contraturno das aulas, em locais próximos às escolas de origem, os adolescentes participam de intervenções educativas nas áreas de astronomia, inglês, espanhol, história, biologia, química, japonês, culinária, robótica, matemática, pintura em tela, engenharia, teatro, circo, dança, teclado e violão.

O programa visa identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos da rede municipal.

Pesquisas apontam que 3% da população é dotada de capacidade elevada. A estimativa é que, em quatro anos, cerca de 500 alunos da rede de ensino municipal sejam atendidos pelo Decolar.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania