Poemas musicalizados de ‘Os Sobreviventes’ ganham apresentação inédita
Atualizado em 25/10/2018 - 17:22
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Recorte da capa do livro 'Os Sobreviventes', de Cassiano Ricardo, que teve poemas musicalizados - Arte: FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza nesta quinta-feira (25), às 20h, no Teatro Municipal, uma apresentação musical inédita, reunindo os compositores que musicalizaram poemas do livro ‘Os Sobreviventes’, de Cassiano Ricardo. O encontro faz parte da 52ª Semana Cassiano Ricardo, que tem atividades até o dia 27 de outubro. Confira aqui a programação completa.

Desenvolvido há dois anos por oito músicos, o trabalho resultou na produção e distribuição de um CD, que só agora será lançado em um espetáculo. Os ingressos para o evento devem ser reservados pelo site da Fundação Cultural.

Para o produtor da apresentação e também do CD, Wagner Alba, do Estúdio Oversonic, a obra ‘Os Sobreviventes’ é importante para a cidade pela sua relevância nacional. “Poder produzir um CD com alguns dos poemas musicalizados e, agora, um show com os responsáveis por esse trabalho, torna a obra de Cassiano Ricardo muito mais acessível”, destaca Wagner.

Para o compositor e cantor Joca Freire, não existe receita para musicar um poema, ele simplesmente aparece. “Os poemas musicados dão outra cara ao poeta joseense e a música chega a um público que a poesia não alcança”, ressalta Joca. Em 2003 ele lançou o CD ‘A Flauta Que Me Roubaram’, com outros poemas de Cassiano Ricardo, também musicalizados.

Os poemas e compositores que compõem o CD são: ‘Erro de Perspectiva’ (Bruno Roberti), ‘As Máscaras’ (Bruno Roberti), ‘Os Sobreviventes’ (Raul de Sá), ‘Arrancada Flor’ (Raul de Sá), ‘Vietnã’ (Demétrio Mussi), ‘A Máscara que Ri - n°2 (Cesar Pope), ‘Subsolo’ (Joca Freire), ‘Jovem Descalço caído na Calçada’ (MAyR), ‘Explicação Desnecessária’ (Roger Lima) e ‘Adivinhação’ (Rafael Braga).

 

Teatro Municipal

Rua Rubião Júnior, 84 - 3º andar

(12) 3942-1144


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo