Fundação Cultural realiza cinco minicursos ligados à história da arte
Atualizado em 24/10/2018 - 16:26
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Os temas serão conduzidos por Danielle Misura Nastari, professora e produtora cultural - Foto: FCCR/Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza até o final do ano, no Museu Municipal de São Jose dos Campos, cinco minicursos gratuitos voltados à história da arte: Expressionismo, Cubismo, Dadaismo, Surrealismo, Renascimento (com ênfase no Renascimento do Norte). As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site da Fundação Cultural

Os interessados podem se inscrever para um ou todos os minicursos oferecidos e devem ter idade acima de 18 anos. Para cada tema há 100 vagas disponíveis, limitadas para os primeiros inscritos. 

Os encontros acontecerão aos sábados, das 9h30 às 13h30, no auditório do Museu Municipal, nos dias 27 de outubro, 10 e 24 de novembro e 1º e 8 de dezembro. Os temas serão conduzidos por Danielle Misura Nastari, professora e produtora cultural.

Perfil

Danielle Misura Nastari, graduada em Artes Visuais pela FAAP, especialista em Gestão de Projetos Culturais pela USP, mestre e doutoranda em Estética e História da Arte, também pela USP, e pesquisadora visitante da Universidade de Princeton. Atua como professora em cursos de graduação e pós-graduação e produtora cultural na elaboração e execução de projetos de ensino, voltados às áreas de artes visuais, design e moda.

Programação 

Dia 27/10 – Expressionismo 

Movimento de vanguarda que teve início na Alemanha em 1905 com o grupo ‘A Ponte’. Serão apresentados os artistas que antecederam o movimento e influenciaram as suas origens. A partir disso, serão investigadas suas origens e seus desdobramentos até a Segunda Guerra Mundial.

 

Dia 10/11 – Cubismo 

Apresentação de um panorama da história do cubismo, desde seu início em 1907, com a pintura ‘Les demoiseles d’Avignon’, até seu encerramento em 1914. Serão apresentados também pesquisas artísticas antecedentes que fundamentaram a formação desse estilo.

 

Dia 24/11 – Dadaismo  

Investigação sobre o Dadaísmo, fundamentando-o em suas origens de rejeição à Primeira Guerra Mundial e à sociedade, a partir do qual esse conflito foi gerado. A partir disso, será apresentado um panorama das atividades dadaístas em Zurique, onde o grupo nasceu, em 1916, bem como desdobramentos ocorridos em outros países.

 

Dia 1º/12 – Surrealismo 

O surrealismo será estudado a partir de suas raízes dadaístas, para que suas proposições teóricas sejam melhor compreendidas. Serão investigadas suas relações com o conceito de ‘inconsciente’ e suas diversas interpretações por parte de artistas pertencentes ao movimento.

 

Dia 8/12 – Renascimento, com ênfase no Renascimento do Norte 

O estudo do período do Renascimento, habitualmente se dá mais atenção às manifestações artísticas italianas. As regiões do norte, onde hoje se encontram a Alemanha, Bélgica e Holanda, tiveram uma produção muito rica e distinta do que foi realizado na Itália. Será apresentada essa produção, fazendo contrapontos com a produção italiana.

 

Museu Municipal de São José dos Campos

Praça Afonso Pena, 29 – Centro

(12) 3921-7587


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×