Coletivo de artistas de São José realiza ‘Expo 1806’ com recursos do FMC
Atualizado em 24/10/2018 - 16:12
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Ilustração da intervenção 'vídeo mapping', que terá imagens projetadas na fachada do Museu Municipal - Arte: FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Coletivo Usina 14, de São José dos Campos, que reúne artistas de diferentes vertentes, realiza de 25 de outubro a 9 de dezembro a ‘Expo 1806’, projeto viabilizado por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), gerido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O projeto começa a ser colocado em prática a partir desta quinta-feira (25), às 19h, no Museu Municipal, com uma videoconferência (presencial e online) que discutirá ‘A arte como necessidade básica do ser humano’.

O projeto ainda prevê várias atividades artísticas, como duas exposições, performances, happenings (manifestação visual com características das artes cênicas) vídeo arte e curtas, instalações e vídeo mapping (técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares). Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e acontecerão em espaços da Fundação Cultural e de outras instituições.

Destaques

Um dos destaques da Expo 1806 será o vídeo mapping, que acontece de maneira inédita nesta quinta e sexta (dias 25 e 26), às 21h, com imagens projetadas na fachada do Museu Municipal de São José dos Campos, na Praça Afonso Pena (região central). O trecho da rua em frente ao museu deve ser parcialmente interditado para que o público possa apreciar a projeção.

Em relação às exposições, uma delas reúne 21 obras, entre pinturas, desenhos e fotos, e será aberta no dia 30 de outubro, no Senac (Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial). A segunda, montada no Parque Vicentina Aranha (Rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyanna), com 19 obras, entre pinturas, cerâmicas e instalações, terá sua abertura no dia 1º de novembro.

Usina 14

O Coletivo Usina 14, formado em 2014 por gestores, curadores, articuladores, produtores, designers, pensadores e, acima de tudo, artistas de São José dos Campos, nasceu da necessidade de unir as várias linguagens artísticas, descentralizar as suas atividades e refletir sobre a necessidade da arte.

Participam da Expo 1806 os artistas Ana Maria Bomfin Pitiu, Ângela Barbour, Carlos Adissi, Cauê Rodrigues, Célia Barros, Danilo Ferrara, Denize Quinsler Flávio Zabotto, João Manccini, Lindsay Ribeiro, Lou Spineli, Lucas Baungratz Gonçalves, Marcela Puppio, Raquel Fayad, e Walkiria Pompermayer.

Museu Municipal (Praça Afonso Pena, 29 – Centro)

- Dia 25 (quinta): 19h, Vídeoconferência (presencial e online); 20h45, Performance/Happening (Marcela Púppio); 21h, Vídeo Mapping na fachada

- Dia 26 (sexta): 20h30, Apresentação Clareia (Projeto Circulação); 20h45, Performance/Happening (Marcela Púppio); 21h, Vídeo Mapping na fachada

Cine Santana (Av. Rui Barbosa, 2005 – Santana)