Violonista contemplado pelo FMC realiza concerto no Museu Municipal dia 23
Atualizado em 19/10/2018 - 15:09
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
‘O violão das Américas’ é o nome do concerto que o violonista Bruno Madeira apresenta no Museu Municipal - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

‘O violão das Américas’ é o nome do concerto que o violonista catarinense Bruno Madeira apresenta no Museu Municipal, dia 23 (terça-feira), às 20h, com entrada gratuita e livre. A apresentação integra projeto de sua autoria (‘Violão Solo’), viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), gerido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, na categoria bolsa de aperfeiçoamento.

O projeto começou a ser desenvolvido com um intercâmbio no exterior, onde Bruno participou de dois festivais internacionais de violão, em Brno (República Tcheca) e Viena (Áustria). Ainda estão previstas uma palestra e uma oficina, que acontecerão no Parque Vicentina Aranha, respectivamente, nos dias 19 (19h) e 29 (18h30) de outubro.

O concerto faz um panorama pela música de nove países americanos (Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, México, Cuba, EUA, Canadá e Argentina). “Cada uma tem suas próprias características, muitas na fronteira entre o clássico e o popular, o que torna o concerto bem variado”, explicou Bruno Madeira.

“Fiquei muito feliz por poder participar de dois dos maiores festivais de violão da Europa. A troca de experiências com outros músicos, as aulas, palestras e concertos, tudo contribuiu para o surgimento de novas ideias e novos repertórios”, enfatizou o violonista, que é mestre e doutor em música e, desde 2014, mora em São José dos Campos.

Museu Municipal de São José dos Campos

Praça Afonso Pena, 29 – Centro