UBS do Campos de São José promove ação educativa neste sábado
Atualizado em 19/10/2018 - 14:45
Vacina contra Sarampo na Ubs do Parque Industrial. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 26-07-2018
Criança sendo vacinada em UBS; unidade do Campos de São José terá ação educativa para a comunidade neste sábado - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (20), das 7h às 13h, uma ação educativa de promoção de saúde e prevenção de doenças na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Campos de São José, na região leste.

O evento, promovido pela Secretaria de Saúde e aberto a toda a população, contará com palestras, apresentações artísticas e distribuição de material informativo.

Com esta ação, a Prefeitura possibilitará aos usuários e munícipes conhecerem a UBS e os serviços disponibilizados no local, além de criarem maior vínculo com os profissionais de saúde.

A UBS Campos de São José é referência de atendimento para dez bairros da região leste e possui atualmente 24.503 usuários cadastrados.

Atividades

Serão realizadas atividades da prática integrativa Lian Gong e os munícipes serão convidados a assistir uma apresentação teatral que discutirá a importância da realização da higiene bucal em todas as idades.

Também estão programadas palestras sobre câncer de mama, febre maculosa e autoestima, realizadas pelos alunos de graduação do curso de Enfermagem da Anhanguera.

Além disso, a equipe do Projeto Rua de Lazer, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, estará no local para promover uma manhã de muita animação com as crianças na UBS.

Outubro Rosa

O evento deste sábado na UBS do Campos de São José também terá ações específicas direcionadas ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além de palestra sobre o assunto, haverá coleta de preventivo e as mulheres que comparecerem à unidade de saúde poderão solicitar exames de mamografia.

Durante todo o mês de outubro, as 40 UBS's de São José vêm realizando campanhas de orientação sobre o tema.

Além da distribuição de material informativo sobre câncer de mama, câncer de colo de útero e planejamento familiar, os profissionais das UBS's têm incentivado ainda mais as mulheres a fazerem os exames preventivos ginecológicos e as mamografias.

A abordagem ocorre nas salas de espera, durante o acolhimento e nas consultas. Durante todo o mês, as UBS's também terão decoração especial com adesivos, cartazes, balões e laços rosa no interior das unidades.

De 2017 para cá, houve um aumento na oferta de coleta de exames ginecológicos preventivos e exames de mamografias na rede pública de saúde. Nos primeiros 6 meses deste ano, foram ofertadas em média 2.822 mamografias, 6% a mais que o mesmo período do ano passado (2.656).

Já o exame preventivo de câncer de colo de útero registrou um aumento de oferta de 4% no mesmo período – 3.645 atendimentos por mês em 2017 e 3.794 em 2018.

Ação educativa

Data: Sábado (20)
Local: UBS do Campos de São José (Rua Dalila Marques Miguez, 39)
Atividades: coleta de preventivo; solicitação de exames mamografia; palestras sobre autoestima, câncer de mama e febre maculosa; ECG; avaliação do "pé diabético"; aula de Lian gong; pesagem do programa Bolsa Família; projeto Rua de lazer e Teatro educativo Odonto