Prefeitura convoca 70 candidatos do concurso para a Guarda Municipal
Atualizado em 19/10/2018 - 17:56
Proteção ao Cidadão
Setenta candidatos aprovados no concurso público foram convocados e passarão por avaliação e treinamento para compor o efetivo da GCM - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos publicou, nesta sexta-feira (19), o edital de homologação do concurso público para guarda civil municipal 2ª classe. Foram aprovados 236 candidatos. Os 70 primeiros estão convocados para as próximas fases do concurso e deverão estar contratados no mês de novembro para iniciar o curso de formação na Guarda Civil Municipal (GCM). A lista dos aprovados e convocados está publicada no www.sjc.sp.gov.br

O concurso iria contratar 50 guardas. Porém, durante a reunião do grupo São José Unida, realizada no dia 10 deste mês, a Prefeitura anunciou o aumento do número de guardas a serem chamados, de 50 para 70, um aumento de 40% sobre a previsão inicial. O São José Unida reúne todas as principais forças que atuam na área da segurança no município.

Qualificação

A sequência do concurso prevê o comparecimento dos convocados para testes de audiometria e exames laboratoriais. Só após o retorno da Medicina do Trabalho e da área de Recrutamento e Seleção, os 70 futuros guardas estarão aptos para tomar posse, o que está previsto para o mês de novembro.

Seguem-se à posse o curso de formação de guarda ministrado pela GCM, com 720 horas de treinamento, entre aulas teóricas e práticas sobre legislação da área, leis especiais, treinamento de tiro, abordagem e outras formas de atuação.

Depois de formados, os guardas recebem aprovação da Polícia Federal para poderem fazer uso de arma. A GCM é quem assina o porte, que tem validade 24 horas para o Estado de São Paulo, no exercício da função ou fora dele.

Após a conclusão do curso de formação, os novos guardas municipais estão habilitados para iniciar o estágio probatório de três anos, porém já no exercício de todas as funções que cabem a um guarda municipal.

A GCM conta atualmente com um efetivo de 277 integrantes. Após a incorporação dos novos convocados, serão 347.

30 anos

A Guarda Civil Municipal de São José dos Campos tem 30 anos de atuação. A instituição foi criada em 6 de janeiro de 1988 com a função constitucional de zelar pelos bens, serviços e instalações públicos. A corporação mantém efetivo 24 horas nas ruas, apoia e integra operações conjuntas de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coíbe atos de vandalismo e zela pela estética urbana.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão