Poemas e apresentações musicais marcam os 50 anos da Biblioteca Cassiano Ricardo
Atualizado em 19/10/2018 - 16:44
Comemoração ao aniversário de 50 anos da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 19-102018
A atração especial ficou por conta da apresentação da orquestra infanto-juvenil Luzes da Ribalta, formada por 35 crianças e adolescentes - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Guardiã de tantas histórias, a Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo, há 50 anos, faz parte da vida de muitos joseenses. Nesta sexta-feira (19), autores, membros da academia Joseense de Letras, artistas, estudantes, funcionários e autoridades puderam acompanhar relatos emocionantes em comemoração ao seu cinquentenário.  

A atração especial ficou por conta da apresentação da orquestra infanto-juvenil Luzes da Ribalta, formada por 35 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, da região sul da cidade. Além das canções, dois poemas de autoria própria, declamados pelo estudante Ryan Romero Pereira, de 11 anos, encantou os participantes.

Frequentador da biblioteca, Luiz Otávio Zacarias, explicou o papel da Cassiano Ricardo na realização de um sonho. “Sempre quis seguir a carreira militar e a biblioteca facilitou meus estudos, os materiais complementares que tive acesso enriqueceram meus conhecimentos, proporcionando uma educação com qualidade, assim será possível fazer a diferença para mudar a nação”.

Representando os funcionários, José Evangelista Lopes destacou a troca de experiência vivenciada durante os 17 anos de trabalho na instituição. “Nesse período eu aprendi muito com os frequentadores, vida longa para a biblioteca”, concluiu.

Entre os convidados, 15 leitores mais assíduos acompanharam emocionados cada uma das apresentações. Como forma de homenagear esses leitores, a biblioteca expõe durante todo o mês de outubro a mostra fotográfica “A Biblioteca sob o olhar de seus leitores”, composta por fotografias que destacam, além de imagens, frases e depoimentos sobre a instituição.

“Chegar e ver minha foto exposta em um cartaz representa uma quebra de barreiras. Sou tímida, essa mostra é um avanço muito positivo para minha vida. Desejos, nos próximos anos, que a biblioteca receba muitos livros e novos frequentadores”, disse Vilma Fonseca, uma das homenageadas com a mostra.

Outra leitora feliz com o quadro no salão de exposição é a Josiane Oliveira. “É muita emoção. Eu espero que outras pessoas possam sentir o que estou vivendo nesse momento”.

“Muitas são as atividades que na biblioteca são realizadas, oficinas, teatros, contações de histórias, visitas bem monitoradas, fazendo a alegria dos jovens e de toda criançada”. Esse foi um dos versos de um poema de autoria da professora Maria Gorete Gonçalves, representando os autores que, de alguma maneira, contribuíram com as cinco décadas de história, que encerraram as apresentações.

Ao final da solenidade todos convidados foram presenteados com um livro doado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×