Defesa Civil interdita parcialmente a Ponte do Golfe nesta sexta
Atualizado em 19/10/2018 - 16:15
Recuperação de ponte na Estrada Municipal Ubirajara Pinto (estrada que dá acesso ao CDP do Putim), no Jardim Pernambuco, na zona sudeste. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 12-07-2018
A ponte que fica na Estrada Municipal Ubirajara Pinto, no Jardim Pernambucano (região sudeste), também foi totalmente recuperada - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Defesa Civil de São José dos Campos interditou parcialmente, a ponte de madeira sobre o Córrego Vidoca na Travessa Linneu de Moura, acesso à Rua Piraúna, também conhecida como Ponte do Golfe, na região oeste do município.

Por enquanto, está liberado o tráfego apenas para veículos leves. A partir de segunda-feira (22), a interdição passará a ser total em razão do início das obras.

A interdição ocorrerá para a realização de serviços de manutenção, na qual serão necessárias a adição de mais uma longarina, troca do piso e guarda-corpo da ponte para a sua recomposição total.

Caso as condições climáticas permitam, o serviço será executado até a próxima sexta-feira (26). Durante este período, os acessos às propriedades locais poderão ser feitos somente pelos moradores e/ou proprietários pelo Condomínio Esplanada do Sol - avenida Yêdo Martins.

Outra manutenção

Nesta semana também foi interditado o tráfego na ponte de madeira na Estrada Municipal 420 (Estrada do Rio do Peixe), também conhecida como Ponte do Bernardino, na região norte. A estrada dá acesso ao bairro Lavras, em São Francisco Xavier, sendo a principal ligação entre as estradas SJC-155 (José Theodoro de Azevedo) e SJC-080 (Juca de Carvalho). A interdição foi necessária para a realização de serviços de manutenção e troca das longarinas. O piso e o guarda-corpo da ponte também serão recompostos totalmente.

Durante o período de interdição os acessos ao distrito de São Francisco Xavier poderão ser feitos pela SJC-080 (Estrada Juca de Carvalho via Guirra), pela SJC-420 (Estrada José Theodoro de Azevedo via Bairro do Guaxindiba), ou Rua Pedro Davi (asfalto).

Monitoramento

A Prefeitura tem monitorado constantemente as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas para garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Em 2017, foram realizadas as recuperações das cabeceiras e melhoradas as estruturas de 11 unidades, entre pontes e passarelas, em todas as regiões da cidade.