Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania
Pensando no combate ao preconceito e violência direcionadas às pessoas negras, alunos dos anos finais do ensino fundamental da Emef Moacyr Benedicto de Souza, localizada no bairro Campo dos Alemães, região sul de São José dos Campos, desenvolveram o projeto “Black Lives Matter”, que na tradução livre significa “As Vidas Negras Importam”. O projeto foi supervisionado pela professora Fernanda Moreira da Silva, de Língua Inglesa.
Exposições de fotos e cartazes, mostras sobre a cultura indígena, apresentações de coral, maquetes e dança de jongo são algumas das atividades que serão expostas neste sábado (20), das 9h às 11h30, para os familiares dos alunos e à comunidade.
A ação surgiu a partir da campanha “Vidas Negras”, da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem por objetivo chamar atenção e sensibilizar para os impactos do racismo na restrição da cidadania de pessoas negras, com o apoio de ações de enfrentamento da discriminação e violência.
No decorrer do ano, os alunos estudaram dados e considerações sobre desigualdade social e violência contra os negros no Brasil. O assunto foi retratado com uma abordagem crítica, para que os estudantes pudessem discutir sobre as questões apresentadas. A temática foi trabalhada em sala de aula, por meio de interpretação textual, vídeos de campanhas e videoclipes em inglês.
Após as reflexões e contribuições, os alunos elaboraram frases em inglês reproduzindo o que pensam e como se sentem em relação ao racismo.
Serviço:
Amostra “Black Lives Matter” - “As Vidas Negras Importam”
Emef Profº Moacyr Benedicto de Souza
Endereço: Rua Maria Martins Ottoboni, 100, Campo dos Alemães
Telefone: 3966-1829
Data: Sábado (20)
Horário: 9h às 11h30
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.