Parque Vicentina Aranha recebe exposição de trabalhos de Ciência e Tecnologia dos alunos da rede municipal
Atualizado em 17/10/2018 - 16:45
Alunas da EMEF Mercedes Rachid Edwards, localizada no Distrito de São Francisco Xavier em trabalho de campo para exposição no Parque Vicentina Aranha - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta quinta-feira(18), alunos dos anos finais de seis escolas municipais de São José dos Campos irão expor trabalhos relacionados a ciência, meio ambiente e redução de desastres socioambientais, a partir das 14h, em uma feira de ciências no Parque Vicentina Aranha, localizado na Vila Adyanna, região central da cidade.

A atividade, que faz parte da 15º Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, vai contar com exposição de maquetes, oficinas, roda de conversa, mostras cientifica e o sarau Ciências & Arte na Redução das Desigualdades.

Os trabalhos são fruto de uma formação para educadores do 6º ao 9º das disciplinas de Geografia e Ciências, sobre gestão de risco de desastres, viabilizado pela parceria entre a Prefeitura, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Os educadores receberam orientações sobre inundação, alagamento, escorregamento e oficinas de pluviômetros. Esses temas foram trabalhados com os alunos em sala de aula e os resultados dessas oficinas serão expostos no Parque.

Participam das atividades alunos com idades em 12 e 14 anos das Emef's Mercedes Rachid Edwards (distrito de São Francisco Xavier), Profº Waldemar Ramos (Vista Verde), Profª Vera Babo de Oliveira (Jardim Alto de Santana), Profª Rosa Tomita (Jardim São José 2), Profº Maria Nazareth de Moura Veronese (Jardim da Granja) e Profª Maria Aparecida dos Santos Ronconi (Jardim Jussara).

Com a #CIÊNCIANOPARQUE, a quinta-feira vai contar também com atrações para os professores. A atividade Astronomia para todos: O que são Buracos Negros?, vai permitir aos educadores uma viajem através do espaço e tempo, no caso de céu limpo, será realizado ainda observação de astros, o evento que terá início as 19h30 faz parte dos treinamentos de horário de trabalho coletivo (HTC).

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT)

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018 está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades. O evento gratuito acontece em todo o Brasil até o dia 21 de outubro.

Serviço:

15º Feira Nacional de Ciência e Tecnologia

Data: 18/10/2018

Horário: 14 às 17h

Local: Pq. Vicentina Aranha - Pavilhão São José - R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana