Museu do Folclore procura pessoa interessada em montar o seu presépio
Atualizado em 17/10/2018 - 16:28
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Grupo de Folias de Reis visita o presépio do Museu do Folclore, montado no ano passado no Parque da Cidade - Foto: Divulgação/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Como faz todo ano, o Museu do Folclore de São José dos Campos procura por interessados em montar o seu presépio no Parque da Cidade. A montagem faz parte da programação anual de atividades do museu e sua abertura, no dia 2 de dezembro, marcará o início do Ciclo de Natal, que será encerrado em 27 de janeiro de 2019. Nas duas oportunidades, os eventos contam com a presença de grupos de Folias de Reis.

As pessoas que desejarem participar da montagem devem ligar para o Museu do Folclore para agendamento de reunião, quando são definidos todos os detalhes do processo. Um critério importante para definição de quem executará o trabalho é que a pessoa tenha tradição na montagem de presépios.

Origem

A montagem de presépio é considerada uma manifestação da cultura popular e sua origem data de 1221, por iniciativa de Francisco de Assis, conforme informações que constam do livro ‘Coletânea de Textos sobre o Ciclo de Natal’, 11º volume da Coleção Cadernos de Folclore (1999), de autoria de Maria Graziela Brígido dos Santos. A coleção é produzida pelo Museu do Folclore e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

O acontecimento de que Francisco de Assis foi o protagonista, repercutiu em toda a Europa, que passou a imitá-lo. O presépio, então, passou a ser o centro das celebrações nos tempos da Igreja Católica Apostólica Romana. O uso popularizou-se na segunda metade do século XV e o gosto do povo, em seu processo dinâmico, foi ao máximo no século XVIII.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), mediante um termo de colaboração, baseado na legislação que regulamenta as relações entre o poder público e organizações da sociedade civil.

 

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7318


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×