Prefeitura promove roda de conversa sobre Panc's e alimentação saudável
Atualizado em 15/10/2018 - 17:49
 Oficina de panc no cras Eugênio de Melo
Oficina de Panc no Cras Eugênio de Melo neste ano; com nova parceria, população terá acesso a eventos mensais sobre o assunto - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Saúde

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, a Prefeitura de São José dos Campos lançará, nesta terça-feira (16), uma nova parceria intersecretarias com o objetivo de estimular práticas saudáveis de alimentação e melhorar a saúde da população.

A partir das 8h30, no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América, São José, zona sul), será realizada a primeira Roda de Conversa sobre Panc's (Plantas Alimentícias Não Convencionais) -- projeto desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Saúde, através do Programa de Nutrição do Departamento de Atenção Básica, e Urbanismo e Sustentabilidade, através da Divisão de Educação Ambiental.

Neste primeiro evento o tema será capuchinha, Panc muito utilizada na alimentação em diversos países.

Com flores das mais diferentes cores e folhas arredondadas, seu sabor é picante e lembra o agrião. Suas folhas, ricas em vitamina C, podem ser usadas em saladas, omeletes e tortas. Suas flores, além de vitamina C, são ricas em carotenoides e antocianinas. São bem versáteis e famosas na culinária, combinando com saladas, carnes e queijos. Seus frutos também podem ser usados, podendo ser transformados em picles.

Roda de Conversa

A Roda de Conversa sobre Panc's será um evento mensal promovido pela Prefeitura, aberto à população, aos servidores envolvidos com o Projeto de Hortas Comunitárias nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde) e pacientes voluntários das hortas.

Cada encontro abordará uma Panc específica, apresentando seu valor nutricional, modo de consumo e cultivo. Ocorrerá degustação da Panc in natura e em preparações, bem como distribuição de mudas e exposição de vasos.

Segurança alimentar

As Panc's representam um grupo de hortaliças rústicas, que desenvolvem-se bem em pequenos espaços, sem necessidade de uso de agrotóxico.

Elas tinham seu consumo habitual dentro das organizações familiares, o que foi se perdendo com a modernização da indústria e da agricultura.

Com as Panc's tem-se resgatado o consumo destas hortaliças, valorizando a cultura e o conhecimento regional, além de permitir o acesso a alimentos orgânicos, de baixo custo e alto valor nutricional.

Estas ações têm como objetivo garantir a segurança alimentar e nutricional da população e promover alimentação saudável.

Educação nutricional

O Programa de Nutrição da Prefeitura conta atualmente com grupos de educação nutricional em 19 das 40 unidades básicas de saúde, com frequência semanal e duração de uma hora.
Esses grupos são conduzidos por nutricionistas e não necessitam de encaminhamento para participação, sendo necessária apenas a apresentação do cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Há seis anos, o Dia Mundial da Alimentação é comemorado com temas propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que contemplam questões referentes à agricultura familiar, sustentabilidade, sistemas alimentares saudáveis e mudanças climáticas.

Neste ano, o tema proposto pela FAO/OMS é: “Fome Zero: erradicar a fome no mundo até 2030”.

Deste modo, o estímulo ao consumo de alimentos de baixo custo, rústicos e que se desenvolvem em pequenos espaços torna-se uma ferramenta interessante em grandes centros urbanos.

A promoção da alimentação saudável, bem como sua produção de forma sustentável e orgânica, consiste numa das principais ferramentas de saúde pública para prevenção de doenças e agravos não transmissíveis, como câncer, diabetes, hipertensão e obesidade, entre outras.