Merenda escolar de São José tem alto grau de satisfação, segundo Indsat
11/10/2018 - 12:09
Merenda Escolar Emei Cassiano Ricardo  09 10 2018
Pesquisa Indsat classifica São José dos Campos com “Alto Grau de Satisfação em Merenda Escolar" - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

De acordo com pesquisa realizada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) no terceiro trimestre deste ano, São José dos Campos conquistou a posição de “Alto Grau de Satisfação em Merenda Escolar”, com 656 pontos.

No ranking estabelecido nesta edição da pesquisa, São José e Campinas foram as únicas cidades a alcançar este patamar. Na sequência aparecem os municípios de Santo André (598 pontos), São Bernardo do Campo (595 pontos) Guarulhos (582 pontos) e São Paulo (581). Todos classificados com “Grau Médio de Satisfação”.

A merenda escolar fornecida aos alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos é supervisionada por um setor específico, com nutricionista e profissionais que elaboram o cardápio de acordo com as necessidades de cada faixa etária, atendendo as exigências nutricionais de cada fase da infância e da adolescência.

Além disso, as nutricionistas visitam as unidades escolares regulamente, no horário das refeições, para conversar com equipe técnica das escolas e com os alunos. Essas visitas têm o objetivo de checar a qualidade das merendas, além de dar orientação e auxiliar na formação da equipe responsável pelo alimento servido aos alunos.

Valentina Araújo, de 6 anos, aluna da Emei Cassiano Ricardo, localizada no Parque Santos Dumont, região central da cidade, confirmou o que a pesquisa apontou. "O lanche é muito bom, a sobremesa hoje foi sorvete e eu achei muito legal, eu sempre repito a comida”, afirmou.

Já para o David Hatton Júnior, também de 6 anos, o destaque foi para o menu principal. "Comi arroz, feijão e carne. Eu adorei a cebola na carne. A gente tem que comer direitinho para viver bem”, disse.

Indsat

As pesquisas da Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir da avaliação feita pelos próprios munícipes. O instituto de pesquisa utiliza critérios como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para chegar ao resultado final e o Alto Grau de Satisfação é obtido quando a soma dos pontos ultrapassa 650 pontos.

O setor de merenda escolar foi um dos oito serviços públicos que conquistaram Alto Grau de Satisfação em São José dos Campos. Ao todo, a Indsat analisa 16 segmentos na cidade.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania