Viatura da Guarda Municipal em São Francisco Xavier completa um mês de operação
Atualizado em 11/10/2018 - 16:42
Viatura da GCM faz ronda no distrito de São Francisco Xavier
Viatura da GCM durante ronda no Parque Municipal de São Francisco Xavier, inaugurado recentemente - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Faz um mês que a sensação de segurança da população e visitantes do distrito de São Francisco Xavier está bem maior. Nessa quinta-feira (11) completou trinta dias a chegada de uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) para realizar rondas diárias em toda a região.

Com a chegada da viatura, uma picape S10, a GCM passou a realizar o patrulhamento dos próprios públicos do distrito – como unidade básica de saúde, escola municipal, cemitério, praças, cachoeiras e subprefeitura –, além de atender a solicitações de munícipes.

O patrulhamento da GCM é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com dois guardas municipais. O serviço conta com o apoio do videomonitoramento das câmeras do Centro de Operações Integradas (COI), sistema que opera 24 horas em todo o município, com sede na região central.

Base compartilhada

A operação da GCM em São Francisco Xavier serve de apoio ao policiamento preventivo e ostensivo realizado pela Polícia Militar. As duas instituições compartilham a base do distrito.

O compartilhamento consiste na responsabilidade da GCM pela segurança da subprefeitura, pelo controle do videomonitoramento, pelos atendimentos feitos pessoalmente na base e, agora, com as rondas no horário comercial.

À Polícia Militar cabe o policiamento 24 horas.