Professores da rede municipal têm treinamento com bombeiros
Atualizado em 10/10/2018 - 11:44
Professores e gestores da Secretaria de Educação e Cidadania participam de treinamento sobre primeiros socorros e combate de incêndios
O objetivo dos treinamentos é deixar os profissionais das escolas preparados para lidarem com situações que possam ocorrer no ambiente escolar - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 250 servidores, entre professores e gestores da Secretaria de Educação e Cidadania, participam de treinamentos sobre primeiros socorros, prevenção e combate de incêndios. As aulas, que tiveram início no mês de maio deste ano, acontecem às terças e quintas-feiras na base do Corpo de Bombeiros, localizado na Vila Betânia, região central da cidade.

O objetivo dos treinamentos é deixar os profissionais das escolas preparados para lidarem com situações que possam ocorrer no ambiente escolar, como acidentes, traumas e até princípio de incêndio.

Todas as escolas da rede municipal serão atendidas pelo programa. As atividades são divididas em duas etapas. Na parte da manhã, os educadores aprendem noções de primeiros socorros, com aulas teóricas e práticas. Já no período da tarde, as orientações são referentes à prevenção e combate de incêndios.

“O objetivo é que, em caso de um acidente ou princípio de incêndio, os profissionais estejam preparados para agir com segurança antes mesmo que o Corpo de Bombeiros chegue. Esse treinamento capacita os educadores para qualquer situação de emergência”, disse Cabo Osses Heliomar, bombeiro educador.

A orientadora educacional, Ana Marta Terra, da Emef Profª Áurea Cantinho, destacou a importância do treinamento. “Esse tipo de orientação é muito importante. Com as aulas, aprendemos a definir a pulsação, fazer massagem cardiorrespiratória, entre outras atividades. Uma parte que ficará bem marcada é a que podemos usar diferentes técnicas para ajudar idosos, adultos, crianças e bebês. Várias dúvidas que eu tinha quanto ao socorro foram esclarecidas”, afirmou.

As práticas sobre massagem cardíaca, socorro de engasgados e até convulsões são realizadas com um boneco. Mangueiras de combate a incêndio e extintores também são manuseados pelos educadores, sob os cuidados e supervisão dos bombeiros educadores.