Após um ano, São José Unida reduz índices de criminalidade no município
Atualizado em 11/10/2018 - 16:37
5ª Reunião do São José Unida. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 10-10-2018
Forças de segurança que atuam no município reuniram-se na quinta reunião do São José Unida - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

São José dos Campos reduziu o número de roubo e furto de veículos na cidade, após um ano de implantação do programa São José Unida, criado pela Prefeitura para integrar todas as forças policiais para prevenir e combater a criminalidade no município. Comparado os primeiros oito meses deste ano com o mesmo período do ano passado, houve queda de 9,53% no número de roubos de veículos. Em agosto deste ano a redução foi ainda maior, 17,01% a menos do que agosto de 2017.

Os resultados foram atribuídos pela Polícia Civil à eficiência do sistema de monitoramento eletrônico de veículos implantado pela Prefeitura. “O sistema já tem reflexo nos números da segurança”, afirmou investigador-chefe do Deinter 1 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), Amaury dos Santos Silva, durante a 5ª reunião do grupo realizada nesta quarta-feira (10), no Paço Municipal.

"Com as câmeras de videomonitoramento com tecnologia de fotossensores poderemos ter uma redução de até 40% nos furtos e roubos de veículos dentro de pouco tempo. Estamos criando um cinturão, uma muralha de segurança em torno da cidade”, afirmou o investigador-chefe.

Em setembro houve queda de 87,50% no número de homicídios em São José em relação ao mesmo período do ano passado. Foi registrado 1 homicídio contra 8 em setembro de 2017.

A diminuição dos índices criminais também foi destacada pelo comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), coronel PM Lourival da Silva Junior. Segundo ele, em 2001 a média de pessoas mortas por mês, vítimas de homicídios e latrocínio era de 21,6. Em 2018, o número caiu para 4,6.

Ações da Prefeitura

A Constituição Federal estabelece que segurança pública é responsabilidade do Estado. No entanto, a Prefeitura de São José tem feito a sua parte, investindo no setor para diminuir a criminalidade no município.

Nessa quarta-feira, a Prefeitura anunciou a ampliação do número de guardas municipais que serão convocados do novo concurso, de 50 para 70. Eles serão convocados para ser incorporados à Guarda Civil Municipal.

Também haverá a modernização do sistema de iluminação pública na cidade, que trocará as atuais lâmpadas convencionais por lâmpadas de Led, mais eficientes e econômicas, deixando as ruas mais iluminadas, aumentado a sensação de segurança para a população.  A empresa responsável pela implantação do novo sistema foi homologada hoje (10).

Outra inovação pioneira de São José, foi a modernização de 100% da frota da GCM por carros elétricos, menos poluentes, mais econômicos e eficientes.

A Prefeitura também reservou no orçamento de 2019, um total de R$ 3,5 milhões para ajudar na implantação do Copom Modernizado (Centro de Operações da Polícia Militar) para melhorar o atendimento em toda a região. O projeto total tem um custo estimado pela PM de R$ 17 milhões.

Outro resultado comemorado, foi o balanço de um ano de funcionamento da Atividade Delegada em São José. Segundo a Prefeitura, entre setembro do ano passado e deste ano foram realizadas quase 10 mil fiscalizações pelos soldados da Polícia Militar a serviço da atividade. São 40 PMs que atuam diariamente em ações de fiscalização de perturbação do sossego público e em apoio a programas comunitários como o Vizinhança Solidária.

A Prefeitura vai doar mais três viaturas para a Atividade Delegada, que se somarão às quatro já entregues, e também sete motos recuperadas da GCM e reformadas.

São José Unida

O São José Unida – Segurança e Inteligência – foi implantado há um ano pela Prefeitura de São José e reúne as principais forças de segurança que atuam no município.

Participam do programa:

Prefeitura de São José dos Campos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Guarda Municipal.