Adolescentes proporcionam dia especial para crianças da Fundhas
Atualizado em 10/10/2018 - 17:17
oficinas  crianças
Além da oficinas de culinária, as crianças também participaram de contação de histórias, pintura, oficina de pipa e de softwares educativos - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Alunos da unidade Eugênio de Melo da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) tiveram uma manhã especial e divertida nesta quarta-feira (10). Elas participaram de oficinas de culinária, contação de histórias, pintura, oficina de pipa e de softwares educativos, realizadas por adolescentes da Unidade Profissionalizante que fica no mesmo distrito.

A aluna Paula Taís Ferreira Lucena, 8 anos, gostou de participar da oficina de brigadeiro, coordenada pelos alunos do curso de panificação. “Eu aprendi a pegar o brigadeiro e deixar a bolinha bem redonda, mas a melhor parte foi comer o brigadeiro na colher”, confessou.

A educadora Aparecida de Fátima Santana Rangel disse que trabalhar culinária com as crianças tem um sabor especial porque elas vibram com coisas muito simples. “Elas não estão preocupadas se vai sair bonito ou perfeito, mas é possível perceber o brilho nos olhos e muita atenção em tudo o que lhes é ensinado”, contou.

Para Bárbara Louise Costa Neves, 16 anos, o mais importante da ação foi poder levar diversão para os pequenos. “Não sei quantos rostos pintei hoje, mas sei que ver o sorriso de cada criança foi muito gratificante para mim”, disse.

Na oficina de contação de história, teve apresentação de teatro com enfoque na importância da amizade verdadeira, com a leitura do livro "Minha Melhor Amiga”, de Lulu Froste e Lorna Brown. Após a apresentação, os participantes foram convidados a retratar através da pintura artística, o que entenderam da obra.

Resultado

A professora Débora Alves Mendes afirmou que a atividade superou as expectativas e despertou nos alunos o desejo de realizar mais momentos como este. “O que vimos aqui hoje foi uma grande interação entre eles, com muito cuidado e respeito. Essas habilidades são fundamentais para as relações interpessoais que têm impacto direto na vida profissional”.

A unidade profissionalizante de Eugênio de Melo atende a 160 alunos, de 16 a 17 anos e oferece cursos de mecânica, panificação, administração, recursos humanos, fotografia e inclusão digital.

A Fundhas

A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos mantida pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos e já contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens que, por meio dos projetos da instituição, tiveram a possibilidade de realizar sonhos e buscar crescimento profissional.

Com atuação no contraturno escolar, a Fundhas oferece atividades diferenciadas para crianças e adolescentes há 31 anos. Entre as atividades, estão música, dança, teatro e artes.