Seminário de Educação infantil reúne mais de mil educadores no Cefe
Atualizado em 10/10/2018 - 11:27
Seminário de Educação Infantil no CEFE   09 10 2018
As palestras, dinâmicas e algumas atividades foram divididas nos períodos da manhã e tarde - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 1.300 educadores da rede de ensino municipal participaram, nesta terça-feira (9), de seminário de Educação Infantil. O encontro, realizado no Centro de Formação do Educador (Cefe), foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania.

Ministrada pelo pedagogo Andrei Alberto Muzel, a palestra “Cultura da Infância: reflexões sobre a implementação da BNCC para a Educação Infantil”, proporcionou aos participantes diversos momentos de interação. O educador que possui extensão universitária em linguística, curso técnico em artes cênicas e dança, especialista em educação infantil, mestre em comunicação cultural e doutor em ciências da educação, classificou a atividade como um exercício que proporciona aos educadores de São José dos Campos momentos de reflexão, estudos e formação continuada. “Minha finalidade e pretensão aqui foi colaborar e eu saio com um aprendizado imenso”, afirmou.

O encontro contou ainda com apresentação cultural de Dóris Mendes, especialista em educação musical e Lutiana Fróes, perita em libras, ambas professoras de sala de leitura da Emei Prof° Arlindo Caetano Filho, localizado no Conjunto Residencial 31 de Março, região sul da cidade.

A educadora Francine Mello disse que a experiência serviu como uma oportunidade de vivenciar, na prática, as teorias dos treinamentos de horário de trabalho coletivo (HTC). “A fala do pedagogo Andrei Alberto Muzel foi muito rica, ele tem uma carga de experiências muito boa”, concluiu.

Já para a professora Marlene Parrilla, o seminário proporcionou novas experiência. “Eu achei enriquecedor, foi excelente o esclarecimento do pedagogo buscando regatar a infância, ação fundamental para os trabalhos na educação infantil".  

As palestras, dinâmicas e algumas atividades foram divididas em dois horários, nos períodos da manhã e tarde.

Base Nacional Comum Curricular Educação Infantil (BNCCEI)

A BNCCEI tem por objetivo orientar a construção do currículo e estabelecer as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelas crianças. Como sujeitos que produzem cultura, as crianças se expressam por diferentes linguagens, por isso é importante saber de fato quais as suas necessidades e seus interesses, garantindo a Educação Integral dentro dos campos de experiências, direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania