São José tem os melhores serviços de limpeza pública e de coleta de lixo do Estado
Atualizado em 10/10/2018 - 11:30
Equipe de varrição da Urbam 18 09 2108
Na pesquisa referente à limpeza pública, a pontuação que mostra o alto grau de satisfação da população cresceu de 621 para 722 no 3º trimestre deste ano - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

São José dos Campos manteve a liderança no ranking de satisfação da população referente aos serviços de limpeza pública no terceiro trimestre deste ano, em relação às dez maiores cidades do Estado de São Paulo, de acordo com pesquisa realizada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). Conquistou também a primeira posição em coleta de lixo.

Na pesquisa referente à limpeza pública, a pontuação que mostra o alto grau de satisfação da população cresceu de 621 para 722 no terceiro trimestre deste ano, em relação ao semestre anterior. Além de São José dos Campos, apenas Sorocaba alcançou alto grau de satisfação no serviço, com 709 pontos.

Em relação aos serviços de coleta de resíduos sólidos, a cidade ocupava a terceira colocação no segundo trimestre e passou para a primeira, com 785 pontos. Antes era 745.

A pesquisa deste trimestre revela ainda que os moradores de várias faixas etárias, escolaridade e sexo, em sua maioria, consideram bons os serviços de limpeza e de coleta. No caso dos serviços de coleta de lixo, o índice a aprovação é de 72% entre as mulheres e os homens e chega a 76% entre as pessoas com mais de 50 anos.

Na comparação entre os serviços prestados pelo próprio município, a coleta de resíduos ocupa a primeira colocação no grau de satisfação da população. Os serviços de limpeza pública estão na quarta colocação.

Qualidade do asfalto e iluminação pública

A pesquisa também avaliou a qualidade do asfalto usado na pavimentação e recapeamento das ruas e avenidas da cidade. Este serviço também alcançou a primeira colocação em comparação com os demais municípios, com uma pontuação de 720.

Já o serviço de manutenção da iluminação pública teve a quarta colocação, com um total de 643 pontos.

As pesquisas da Indsat são realizadas trimestralmente. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir da avaliação feita pelos próprios moradores. O instituto de pesquisa utiliza critérios como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para chegar ao resultado final e o Alto Grau de Satisfação é obtido quando a soma dos pontos ultrapassa 650 pontos. Foram ouvidos 600 moradores da cidade.

São José dos Campos é a melhor entre as maiores cidades