Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Há 66 anos, no dia 12 de outubro, era inaugurado, na região norte de São José dos Campos, o Cine Santana. Desde 1994, o local passou a ser casa de cultura da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e reconhecido, em 2002, como patrimônio histórico do município. A proposta inicial, de ser um cinema e servir para apresentações culturais, foi mantida pela instituição, que ainda agregou ao espaço outras atividades, como oficinas culturais e palestras do segmento.
O auge da sua atividade ocorreu nos anos 50 e 60, quando exibia filmes das antigas companhias de cinema, Atlântica e Vera Cruz, e do conhecido artista e cineasta Amácio Mazzaropi, em projetores de cinema de 35mm, com iluminação a carvão. Anualmente, como casa de cultura, recebe em torno de 15 mil pessoas de todas as idades. Para este mês foi definida uma extensa programação com sessões de cinema e apresentações teatrais e musicais.
Local de encontro e muitas histórias
Frequentadora da casa de cultura desde os 5 anos de idade, Eliza Trone, professora aposentada com 65 anos e aluna da oficina de violão avançado, conta que tem muito carinho pelo local. Foi no antigo Cine Santana que ela recebeu o diploma do antigo curso ginasial e conheceu seu marido. “O Cine Santana faz parte da minha vida. Era aqui que os amigos se encontravam. Foi lá que conheci meu marido”, disse.
“Sou apaixonada por aquele cinema, é um paraíso para mim. Tive um câncer e, para me recuperar emocionalmente, decidi aprender a tocar violão na oficina realizada lá. Depois, meus netos também ingressaram em outras oficinas e isso ajudou muito no crescimento deles”.
Casa de Cultura Cine Santana
Av. Rui Barbosa, 2005 – Santana
(12) 3942-1226
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.