Sonho de carteira assinada fica mais perto para aluno do Cephas
Atualizado em 11/04/2023 - 10:34
Enfermagem
A alegria tomou conta do estudante ao saber que na próxima terça-feira (2) vai participar de uma entrevista para uma vaga de emprego - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Alexandre José Machado, 36 anos, estava no lugar certo e na hora certa, nesta sexta-feira (30). Ele é aluno do curso de Enfermagem do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) e participava da Mostra Tecnológica, realizada pela escola, quando a direção informou que o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalho) iria fazer o cadastro de quem estivesse com a carteira de trabalho e, ao mesmo tempo, iria buscar por eventuais candidados às vagas de emprego.

A Mostra Tecnológica apresentou projetos de alunos e diversos serviços para a comunidade, como emissão de carteira de trabalho e elaboração de currículo.

Machado nunca anda sem a sua carteira de trabalho porque está sem emprego fixo e acredita que, quando menos esperar, vai aparecer uma oportunidade.

E foi o que aconteceu hoje quando, ao apresentar a sua carteira de trabalho para atualização dos dados, surgiu em sua frente a possibilidade de mudar a sua situação atual. Ele já havia se cadastrado no PAT e durante o processo foi comunicado que havia uma vaga compatível com o seu perfil, na área da saúde.

A alegria tomou conta do estudante ao saber que na próxima terça-feira (4), às 10 horas, vai participar de uma entrevista para uma vaga de emprego.

Atualmente ele é cuidador de idoso e trabalha como autônomo – o que lhe garante a renda para cuidar da esposa um filho ainda bebê, mas que segundo ele, é insuficiente para manter a família da forma como deseja.

“As coisas não são fáceis e minha condição financeira é complicada. Teve semana que precisei de ajuda financeira até para pagar as passagens para ir à escola e não perder nenhuma aula e, graças a Deus, o Cephas viu todo o meu esforço e me ajudou demais”, contou emocionado.

Alexandre faz o estágio obrigatório na UPA (Unidade de Prono Atendimento) do Novo Horizonte, na zona leste.

“Eu nasci para esta profissão, eu estou realizando o meu sonho de me formar enfermeiro e estou encarando todos os desafios para conseguir uma vaga na minha área. Estou esperançoso de que na próxima terça eu realize o meu sonho”, disse.

Sobre o Cephas

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos e  de qualificação profissional. O Centro fica na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José, São José dos Campos.