Roubos e furtos de veículos têm queda em São José no mês de outubro
Atualizado em 30/11/2018 - 18:30
Radar na Avenida 9 de Julho. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 30-08-2018
Nos portais de monitoramento são obtidas informações sobre os veículos que circulam pela cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Os roubos e furtos de veículos em São José dos Campos tiveram queda em outubro quando comparados ao mesmo mês do ano passado. A queda nos furtos atingiu 21,91% e, nos roubos, chegou a 19,2%. Os números foram divulgados nessa quinta-feira (29) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

O total de roubos de veículos em outubro de 2017 atingiu 71 ocorrências, enquanto no mês passado foram 57 casos. Quanto aos furtos, foram 242 contra 189 agora.

Também houve redução nos demais tipos de furtos, com 497 casos em outubro deste ano e 535 no mesmo mês do ano passado. Nesse caso, a redução atingiu 7,11%.

Investimentos

A Prefeitura de São José dos Campos vem fazendo vários investimentos na área da segurança pública. Confira abaixo alguns dos investimentos:

. Sistema eletrônico de monitoramento de veículos

. Câmeras de videomonitoramento com tecnologia de fotossensores permitem a obtenção de informações instantâneas sobre os veículos que passam pelos portais de segurança instalados em vários pontos de entrada e saída da cidade

. Implantação da Atividade Delegada, com a parceria com a Polícia Militar

. Modernização do sistema de iluminação pública

. União das forças de segurança com a criação do grupo "São José Unida -  Segurança e Inteligência"

. Contratação de mais 70 guardas civis municipais, aumentando o efetivo de 277 para 347 integrantes

. Maior agilidade e eficiência após a substituição de 100% da sua frota por carros elétricos, que são menos poluentes, mais econômicos e mais eficientes

. Reserva no orçamento de 2019 de um total de R$ 3,5 milhões para ajudar na implantação do Copom Modernizado (Centro de Operações da Polícia Militar) para melhorar o atendimento em toda a região