Prefeitura certifica participantes das Oficinas de Plantas e Alimentos não Convencionais
Atualizado em 30/11/2018 - 15:10
Oficina de Panc (Plantas comestíveis não convencionais) no Cras Eugênio de Melo. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 04-07-2018
Além de aprender a cozinhar, os participantes tiveram a oportunidade de saber como identificar as espécies e conhecer os valores nutricionais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, entrega na próxima segunda-feira (3) os certificados para todas as pessoas que participaram dos quatro módulos das oficinas PANC (Plantas e Alimentos não Convencionais) durante este ano em várias unidades dos Cras (Centro de Referências da Assistência Social).

Além de aprender a cozinhar, nas oficinas, os participantes tiveram a oportunidade de saber como identificar as espécies de plantas, conhecer os valores nutricionais e entender como podem ser usadas no dia a dia. Eles tiveram ainda, dicas de cultivo.

Nos cursos, cada participante recebia uma cartilha com receitas de PANC do módulo apresentado, contendo informações sobre benefícios, nutrientes e orientações sobre o cultivo. Tudo com uma linguagem acessível.

Em 2019, a Prefeitura dará continuidade às oficinas.

Oficina Panc

A oficina de Plantas e Alimentos não Convencionais destaca os alimentos que crescem espontaneamente e estão disponíveis em qualquer lugar, até mesmo em terrenos, quintais e calçadas. O objetivo é ensinar as pessoas a identificar esses produtos, que podem ser folhas, raízes, frutos, flores ou sementes.

Por meio de exemplares que são apresentados, os participantes podem explorar os quatro sentidos – visão, tato, olfato e paladar – para o reconhecimento dessas plantas e usá-las na alimentação diária.

Das 8h às 10h – Recepção e abertura do evento

10h - Apresentação do grupo Passarinheiros

10h40 - Abertura da horta para o público

Das 11h30 às 13h - brunch feitos com PANC´s