Parque Santos Dumont tem limpeza de lagos, pintura, fumacê e paisagismo
Atualizado em 30/11/2018 - 14:52
Parque Santos Dumont  29 11 2018
O Parque Santos Dumont, onde os serviços de manutenção foram intensificados para as férias, as festas de fim de ano e o verão - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de tornar o centro de São José dos Campos mais bonito e atraente para os munícipes e visitantes, a Prefeitura ampliou os serviços de conservação do Parque Santos Dumont, um dos principais cartões-postais da cidade.

Nesta quinta-feira (29), foi concluída a limpeza do lago pequeno (que fica na entrada do parque), com a volta dos peixes ao local. Os outros dois lagos, o grande e o japonês, receberam o mesmo tratamento neste mês.

O trabalho, realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, incluiu ainda a limpeza dos filtros e a conservação das bombas.

No Parque Santos Dumont, as equipes da Prefeitura realizam serviços constantes de limpeza dos lagos e lavagem e manutenção do tanque de peixes.

A área de lazer possui três lagos, que juntos possuem 9.000 peixes, entre tilápias, carpas, lambaris e bagres.

Fumacê

Na quarta-feira (28), o carro fumacê passou pelo local. Os produtos utilizados na nebulização combatem os pernilongos e também o mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e da febre amarela, reforçando os mutirões realizados constantemente pela Secretaria de Saúde e contribuindo para as reduções dos casos da doença.

Pintura e paisagismo

Nos últimos dias, também foram executados serviços de roçada geral, pintura e manutenção do piso da ATI (Academia da Terceira Idade) e dos brinquedos dos parquinhos, poda das plantas ornamentais e cercas vivas e trabalhos de paisagismo.

As placas espalhadas por todo o parque também estão recebendo novos adesivos, facilitando a identificação das opções de lazer para a comunidade.

Cachoeiras e arco-íris

Em outubro, a Prefeitura reativou as três cachoeiras dos lagos, incluindo o japonês.

Foi religado ainda o arco-íris do lago maior, que nos próximos meses ganhará projeto especial de iluminação, tornando o local ainda mais bonito e atraente.

Revitalização

Por meio do programa Minha Praça de Volta, que integra o Plano de Gestão e tem como objetivo tornar as áreas de lazer mais seguras, bonitas e atraentes para as famílias, o Parque Santos Dumont foi totalmente revitalizado em julho último em mais um presente para o município, que naquele mês completou 251 anos.

No local, foram realizados os serviços de poda de árvores e de cercas vivas, paisagismo e manutenção do jardim japonês, reparo do passeio, demarcação da pista de caminhada, pintura do playground, pintura geral, revisão da iluminação e limpeza dos três lagos.

Foram executadas ainda as limpezas da réplica do avião 14 Bis e das maquetes de foguetes da família Sonda, a exemplo do que já havia sido feito no ano passado.

Em 2017, também foi realizado o restauro completo do protótipo do avião Bandeirante, que foi devolvido ao parque no aniversário de São José, com iluminação especial de LED nos faróis das asas e no trem de pouso.

As réplicas e maquetes das aeronaves estão recebendo cuidados especiais todos os meses por meio de um projeto envolvendo alunos dos cursos de Manutenção de Aeronaves e Eletrônica do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Cartão postal

Localizado na região central de São José (rua Prudente Meirelles de Moraes, 1.000, Vila Adyanna), o Parque Santos Dumont ocupa uma área de 46.500 metros quadrados.

Exibe vasta área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, pista de skate e playground, entre vários outros atrativos.

No local, também funcionam duas escolas municipais.

O horário para caminhada é das 4h às 22h. Já para uso do playground, o visitante pode utilizar o espaço das 7h às 20h. Mais informações pelo telefone 3921-7066.

Centro embelezado

As melhorias não se limitam ao Parque Santos Dumont. Agora em dezembro, a Prefeitura realizará um mutirão de jardinagem e manutenção em praças e áreas de lazer do centro. Também estão sendo executados, desde outubro, os serviços de pintura de guias, de viadutos e de muros do Anel Viário.

Todas estas ações fazem parte dos preparativos de São José para a chegada do verão, das festas de fim de ano (em especial o Natal Iluminado) e das férias de janeiro, tornando a cidade mais bonita e atraente para os munícipes e visitantes.