Nova turma de agentes passa por estágio de operação e fiscalização de trânsito
Atualizado em 30/11/2018 - 14:57
fotos sem pasta
Curso de formação dos novos agentes de trânsito promoveu, nesta semana, estágio prático de operação e fiscalização - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Nesta semana, o grupo formado por 11 novos agentes de trânsito vivenciou pela primeira vez o trabalho nas ruas de São José dos Campos. Na prática, os profissionais participaram, como alunos, de operações de trânsito e instrução para a fiscalização de infrações. A expectativa é de que a nova turma passe a integrar o quadro no próximo dia 10.

Há cerca de três semanas, o grupo passou pelo curso de formação, exigido pela portaria 94/2017 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que inclui aulas de legislação, noções de engenharia de tráfego e sinalização, legislação de trânsito aplicada, ética e cidadania, psicologia aplicada, o papel educador do agente, língua portuguesa, operação e fiscalização de trânsito e técnicas de abordagem.

Em São José dos Campos, com a criação do agente da mobilidade, a preparação ainda conta com aulas de legislação, técnicas de abordagem e prática de operação e fiscalização também aplicadas ao transporte público, além de palestras sobre direção defensiva, primeiros socorros e estatística.

Yuri Valverde Laureano, de 22 anos, disse que por meio do curso está aprendendo sobre legislação, operação de trânsito e transporte, noções de engenharia. Um treinamento diverso que, segundo ele, vai contribuir para que todos consigam exercer as funções de agente da mobilidade forma qualificada. “Tenho uma perspectiva muito positiva, por ser um cargo em que teremos o contato direto com a população, atendendo demandas ajudando no dia a dia das pessoas.

Atualmente, o município conta com 118 profissionais, que se dividem em 4 turnos de trabalho e atuam nas funções de monitoramento, operação, educação e fiscalização de trânsito.

Agente da mobilidade

Desde 2017, com a alteração do nome da Secretaria de Transportes para Secretaria de Mobilidade Urbana, a Prefeitura de São José dos Campos vem mudando o conceito de trabalho da pasta, especialmente no que se refere à operação.

Uma das principais mudanças é a integração das equipes de fiscalização de trânsito com os fiscais de transporte público, tornando ambos agentes da mobilidade, responsáveis por viabilizar o deslocamento organizado e seguro da população.

A frota utilizada pela equipe já carrega o novo conceito de agente de mobilidade. O próximo passo será a mudança dos uniformes, prevista para o início de 2020.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×