Desembargador lembra GCM como defensora da dignidade da pessoa humana
Atualizado em 03/12/2018 - 17:00
Aula inaugural dos 70 novos GCM’s, no Parque Tecnológico. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 30-11-2018
Durante a aula inaugural, o desembargador Salles Rossi disse que as guardas municipais devem, acima de tudo, cuidar das pessoas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos realizou, na tarde desta sexta-feira (30), a aula inaugural do curso de formação da turma de 70 alunos que foram convocados após aprovação em concurso público. A aula foi proferida pelo desembargador Luiz Fernando Salles Rossi, do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A cerimônia foi realizada no auditório principal do Parque Tecnológico, na região leste. Além dos 70 alunos, estiveram presentes representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e das forças de segurança que atuam no município. Dirigentes de guardas municipais e de departamentos de segurança de vários municípios da RMVale também compareceram.

Papel das Guardas

Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e juiz de direito com passagem por várias comarcas da região e de outras cidades do Estado, inclusive a Capital, Salles Rossi dirigiu-se aos alunos lembrando que a importância das guardas municipais é tão grande que está prevista na Constituição Federal.

Segundo ele, a Constituição prevê que os municípios poderão constituir suas guardas municipais para proteger seus bens, serviços e instalações. E ressaltou que os bens a que a Carta se refere não são apenas os materiais, mas também os imateriais, os incorpóreos.

“Dentre esses bens incorpóreos, o mais importante deles é a dignidade da pessoa humana, ou seja, a guarda municipal também deve ter esse papel”, destacou. E acentuou que as guardas também têm “um papel complementar de atuar como força auxiliar que, eventualmente, pode cumprir papel de polícia, mas não primordialmente”.

Novos guardas

O concurso para Guarda Civil Municipal 2ª Classe foi aberto no dia 9 de fevereiro deste ano. Inscreveram-se 4.563 candidatos. No dia 19 de outubro, a seleção foi homologada com 236 aprovados. Os 70 primeiros foram convocados para as fases seguintes da seleção.

A GCM conta atualmente com um efetivo de 277 integrantes. Após a incorporação dos novos guardas, serão 347.

GCM

A Guarda Civil Municipal de São José dos Campos tem 30 anos de atuação. A instituição foi criada em 6 de janeiro de 1988 com a função constitucional de zelar pelos bens, serviços e instalações públicos. A corporação mantém efetivo 24 horas nas ruas, apoia e integra operações conjuntas de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coíbe atos de vandalismo e zela pela estética urbana.