Defesa Civil reúne parceiros para iniciar a Operação Chuvas de Verão
Atualizado em 30/11/2018 - 09:50
Defesa Civil explicou como vai funcionar a Operação Chuvas de Verão deste ano
Defesa Civil explicou como vai funcionar a Operação Chuvas de Verão deste ano - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Defesa Civil de São José dos Campos promoveu, na tarde dessa quinta-feira (29), uma reunião envolvendo representantes das secretarias municipais e concessionárias de serviços envolvidas na Operação Chuvas de Verão, que terá início no próximo dia 1º.

A reunião teve o objetivo de explicar como irá funcionar a operação e, principalmente, acertar detalhes para que todos os envolvidos integrem-se em um trabalho conjunto durante chuvas fortes e outros eventos meteorológicos.

Além das secretarias da própria Prefeitura compareceram no auditório do térreo do Paço Municipal representantes da EDP Energia, DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Sabesp, Rinem (Rede Integrada de Emergência). Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

A Defesa Civil aproveitou o encontro para citar como exemplo de trabalho conjunto a atuação durante a forte chuva, seguida de rajadas de ventos de até 103 km/h que atingiu o bairro Jardim Satélite, na região sul da cidade, na tarde da última sexta-feira (23).

O Operação Chuvas de Verão é uma atividade anual da Defesa Civil Estadual, com a participação das unidades municipais de Defesa Civil. As operações começam em 1º de dezembro e se estendem até o dia 31 de março.

Simulado

Pela manhã, agentes e voluntários da Defesa Civil participaram de um exercício simulado em uma empresa de Jacareí. A atividade consistiu em demonstrar como funciona o atendimento em caso de acidente com o transporte de produto químico.

Os agentes da Defesa Civil de São José atuaram como observadores. Voluntários serviram como vítimas durante o exercício.

A instituição

Criada no município em maio de 1983, a Defesa Civil conta com servidores e voluntários treinados para agir em casos de inundações, soterramentos, quedas de barreiras, desabamentos e incêndios.

A estrutura da Defesa Civil é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos. O órgão também recebe compartilhamento de recursos de instituições, organizações, empresas e da própria comunidade.