Alunos da jornada ampliada participam de competição de culinária saudável
Atualizado em 30/11/2018 - 17:13
Culinária Saudável
Um grupo de 40 alunos participam das aulas do projeto “Culinária Saudável”, que são realizadas duas vezes por semana - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Os alunos da jornada ampliada da escola de formação em tempo integral (Efeti) da Emef Profº Álvaro Gonçalves, localizada no Campos dos Alemães, região sul, participam nesta segunda-feira (3), às 13h30, da final de uma competição de culinária nas dependências da escola. A ação faz parte do projeto “Culinária Saudável”, onde estudantes aprendem a culinária saudável na prática.

A competição tem os moldes do programa Masterchef, onde os participantes produzem as receitas que passam pela degustação dos jurados. Na escola, 40 estudantes do 6º e 7º ano já participaram de outras etapas ao longo dos três meses do projeto. Ao final, quatro duplas irão disputar o primeiro lugar. A dupla vencedora ganhará uma dólmã personalizada (vestimenta do Chef de cozinha) e um jantar.

As aulas do projeto “Culinária Saudável” são realizadas duas vezes por semana. As atividades são ministradas por meio de vídeos e produção de alimentos. Como produto final da disciplina, os estudantes ainda produzirão um livro com suas próprias receitas.

Para a equipe gestora, o ambiente escolar é um meio que contribui para formação do cidadão. Por isso, ela tem o papel de conscientizar sobre uma alimentação saudável. O projeto visa ainda despertar nos alunos o espírito de equipe, além da curiosidade para provar alimentos novos. Aprendizagem, apropriação da leitura e escrita também fazem parte da proposta “Culinária Saudável”.

Efeti

Atualmente, 11 escolas de ensino fundamental de São José dos Campos oferecem a jornada ampliada da escola de formação em tempo integral para cerca de 2.400 alunos, de 6 a 14 anos, em todas as regiões da cidade.

Os alunos atendidos pelo programa recebem acompanhamento pedagógico de matemática, português, arte, cultura, esporte e lazer.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×