Alunos da Emef Rosa Tomita plantam árvores em nascente do bairro
Atualizado em 30/11/2018 - 14:41
No local da nascente, que está sendo revitalizada, os alunos plantaram 10 árvores nativas - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 60 alunos da escola municipal Professora Rosa Tomita realizaram, na manhã desta sexta-feira (30), uma mobilização na nascente do Jardim São José II, região leste. Com o intuito de conscientizar a comunidade sobre os cuidados e preservação do meio ambiente, os alunos saíram em passeata da escola com destino à nascente do bairro, no trajeto estudantes e educadores distribuíram panfletos elaborados durante as aulas além de entoar a frase “Água é vida quem ama cuida”.

Temas como solo, erosão, importância da água, plantas, vegetação e espécies nativas foram trabalhadas durante todo esse ano letivo, com a alunos do 5º ao 9º ano. Entusiasmados com a atividade, os estudantes aprovaram a iniciativa.

“Eu gostei dos trabalhos em sala de aula, aprendemos muito sobre o meio ambiente, essa nascente aqui é nosso ouro, sem água a gente não consegue sobreviver, contou Talia de Souza.

Kaylane Vitória de Souza apontou a descoberta como uma grande conquista para o bairro. “Eu nem sabia que aqui era uma nascente, depois que descobrimos e começamos a cuidar não tem mais lixo e o local está muito melhor”.

A ação provou ainda que os aprendizados estão ultrapassando os muros da escola. “Com essa atividade, aprendemos a cuidar do meio ambiente em casa. Eu até incentivo minha avó a plantar e economizar água”, contou Caio Eduardo de Oliviera.

No local da nascente, que está sendo revitalizada, os alunos plantaram 10 árvores nativas e a colocaram uma placa para sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação da área, não descartando lixo e entulho no local.

As alunas Sulamita Wlanacha e Júlia Gonçalves gostaram tanto da atividade que até escolheram um nome para a árvore que plantaram na área da nasceste. “Escolhemos para ela o nome de futuro, porque ela é o nosso futuro, a gente vai cuidar e acompanha o crescimento dessa árvore”.

A ação contou ainda com a participação de educadores da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que realizaram junto com os alunos uma análise de água da nascente.

Agentes de programas como o “Revitalização de Nascentes”, da Prefeitura de São José dos Campos e “Aprendendo Florestas”, promovido pelo Instituto Ambientes em Rede – IAR, e que conta com o patrocínio da General Motors, também participaram da atividade.