Agentes fazem abordagens na praça no Dia de Combate à Aids
Atualizado em 30/11/2018 - 17:39
Dia Mundial de Combate a AIDS  30 11 2018
Durante a ação, agentes da Prefeitura realizaram orientações, distribuíram material informativo e fizeram testes rápidos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (30) uma ação de conscientização sobre a Aids e as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), em razão do Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro). O evento aconteceu na Praça Afonso Pena, em frente ao COI (Centro de Operações Integradas), com abordagens, atendimentos e orientações.

Das pessoas abordadas pela equipe da Vigilância Epidemiológica, 66 aceitaram fazer testes rápidos de HIV e Sífilis, sendo 38 mulheres e 28 homens. Houve dois testes reagentes para Sífilis, com encaminhamento dos pacientes para tratamento no CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas).

No local também houve distribuição de preservativos e panfletos. A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre os riscos destas doenças e, principalmente, informar sobre as formas de apoio e tratamento.

Em complemento ao evento, durante toda a próxima semana – de 3 a 7 de dezembro – as unidades básicas de saúde e o CRMI estarão intensificando a realização de testes rápidos de HIV e Sífilis e reforçando a distribuição de material informativo sobre essas doenças.

Os casos

Em São José dos Campos, de janeiro a outubro deste ano, foram diagnosticados 176 casos novos de HIV/Aids pela Secretaria de Saúde. Destes, 62 pacientes já manifestaram os sintomas da doença e 114 são soropositivos para o HIV. Todos são acompanhados pelo CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas).

Atualmente, 2.719 estão em tratamento da Aids na unidade, que atende na Rua Amin Assad 200, Jardim São Dimas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Lá eles recebem acompanhamento com uma equipe multiprofissional e retiram seus medicamentos gratuitamente.