Prefeitura inicia pintura do Mercado Municipal e Museu de Arte Sacra
Atualizado em 29/11/2018 - 23:19
Pintura do Mercado Municipal
Na primeira etapa para a nova pintura, estão sendo realizados os serviços de recuperação das paredes externas - Foto: PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Como parte dos preparativos para o Natal, a Prefeitura começou nesta quinta-feira (29), a pintura do Mercado Municipal e do Museu de Arte Sacra, que fica junto a esse prédio histórico, na área central de São José dos Campos

Para realização dos serviços, foi instituída uma força-tarefa entre as secretarias de Gestão Administrativa e Finanças, Manutenção da Cidade, Educação e Cidadania, Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Urbam (Urbanizadora Municipal).

Estão trabalhando no local cerca de 20 funcionários. Os trabalhos envolvem serviços de recuperação das paredes, novo reboco, impermeabilização e pintura das paredes externas.

A previsão é de que a nova pintura seja concluída até o dia 14.  Somente com tintas, o investimento foi de R$ 33 mil. Os trabalhos não impedirão acesso dos consumidores ao local. O Museu de Arte Sacra, que funciona no prédio da Igreja Nossa Senhora Aparecida, receberá, na sequência, os serviços de pintura.

Padrão Condephat

A pintura do Mercado Municipal seguirá as especificações técnicas fixadas pelo Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) para manutenção desse prédio histórico. Para isso, serão mantidas as cores amarela e um tom de creme, conforme as especificações.

Novo horário

Com o objetivo de melhor atender aos consumidores durante as festas de fim de ano, o Mercado Municipal de São José dos Campos também já está com horário de funcionamento ampliado, até o dia 31 de dezembro.

O horário aumentou em uma hora durante a semana e também aos sábados. Aos domingos, os horários de funcionamento permanecem os mesmos, das 7h às 12h.

Manutenção periódica

Desde o fim do ano passado, o Mercado Municipal e entorno tem recebido atenção especial da Prefeitura com serviços de limpeza e manutenção geral. Inclusive em toda a Rua 7 de Setembro. O objetivo é proporcionar maior comodidade e conforto aos consumidores e comerciantes.

Histórico

O Mercado Municipal de São José dos Campos foi inaugurado em 1.921 e edificado no mesmo local onde, em 1.896, um antigo mercado ocupava um terço da área do atual. No restante da área, existia uma pracinha, o Largo do Mercado ou Largo D`Aparecida, defronte à igreja de Nossa Senhora Aparecida, onde agora funciona o Museu de Arte Sacra.