Paraíso do Sol já trabalha no conceito do programa UBS Resolve
Atualizado em 29/11/2018 - 17:40
Entrega da Ubs Resolve Paraíso do Sol. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 29-11-2018
O programa UBS Resolve veio para facilitar a vida dos usuários: coleta de sangue para exames é feito na próxima unidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Os 20 mil usuários cadastrados da Unidade Básica de Saúde do Jardim Paraíso do Sol, na região leste de São José dos Campos, começaram a usufruir nesta quinta-feira (29) os benefícios do programa UBS Resolve. Essa é a 19ª unidade a trabalhar dentro deste conceito de atenção básica implantado pela Prefeitura.

A dona de casa Maria das Dores Barroso Carvalho Reginaldo, 50 anos, moradora do bairro Santa Maria, foi a primeira paciente a coletar sangue para exames laboratoriais na unidade. “Agora ficou bom porque a gente já passa no médico e faz a coleta aqui mesmo. Não preciso mais gastar com condução e vai facilitar para as pessoas de idade”, disse.

Quem também elogiou a novidade foi a garçonete Mayara Aparecida Silva Sousa, de 24 anos, moradora do bairro Nova Michigan. “Achei ótimo porque está de perto de casa”.

A unidade é referência para os bairros Capão Grosso, Jardim Castanheira, Jardim Nova Michigan, Jardim Nova Michigan I, Jardim Paraíso do Sol, Residencial Dom Bosco, Santa Maria, Santa Maria I, Vila Araújo, Santa Helena, Chácara Santa Helena, Jardim São Rafael.

Com a implantação do programa nesta unidade, a estimativa é realizar mais de 6.000 procedimentos laboratoriais por mês. A UBS atende com 8 médicos, sendo 4 clínicos, 1 ginecologista e 3 pediatras, além de 3 dentistas e 1 nutricionista.

Mais agilidade

O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva. A coleta de exames é feita todos os dias nas unidades básicas, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura.

Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os exames de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a sua eficácia.

Com a implantação do programa, as rotinas das UBS's também passaram a incorporar novos procedimentos, como sistema de acolhimento por parte da enfermagem, adoção de novos protocolos de assistência médica, gerência da UBS junto à recepção e agendas abertas todos os dias.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo (leste)
  • Jardim São José 2 (leste)
  • Residencial União (sul)