CC Rancho do Tropeiro Ernesto Vilella comemora 22 anos de criação
Atualizado em 29/11/2018 - 15:06
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Fachada da CC Rancho do Tropeiro, em Eugênio de Melo, que completa 22 anos de criação neste mês - Foto: Divulgação/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Vilella, no distrito de Eugênio de Melo, completa nesta sexta-feira (30), 22 anos de criação. Para comemorar a data, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo programou o show ‘Estrada Afora – Do Cururu ao Baião’ (Projeto Circulação), a partir das 19h30, com o violeiro, cantor e compositor Jackson Ricarte.

As comemorações continuam no sábado (1º/12), a partir das 19h, com um ‘Encontro Dançante’, projeto viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), que mistura baile com aulas de dança de salão. A atividade será coordenada pelo orientador da oficina cultural desta modalidade, Ronnie Santos.

A casa de cultura iniciou suas atividades no atual endereço em 1996, mas só em 2008 passou a ser gerida pela Fundação Cultural, recebendo o nome de Ernesto Vilella, em homenagem ao mestre de Calango. Atualmente, a casa de cultura tem 366 alunos inscritos em várias modalidades de oficinas culturais.

Ernesto Villela nasceu em São José dos Campos em 24 de agosto de 1916. Foi trabalhador rural, tropeiro, contador de história e mestre do Calango, uma manifestação popular que envolve canto e dança, com versos improvisados em forma de desafio.

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Vilella

Av. Ambrósio Molina – 184 – Distrito de Eugênio de Melo