Alunos da Rosa Tomita realizam mobilização em nascente
Atualizado em 11/04/2023 - 10:32
Com o intuito de conscientizar a comunidade sobre os cuidados e preservação do meio ambiente, os alunos saíram em passeata da escola com destino à nascente do bairro
Estudantes da escola municipal Professora Rosa Tomita se mobilizam pela preservação da nascente do bairro - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Um grupo de 60 alunos da escola municipal Professora Rosa Tomita realiza uma mobilização na manhã desta sexta-feira (30), a partir das 9 horas, na nascente do Jardim São José II, região leste. Os alunos sairão em passeata da escola com destino à nascente. A escola fica à rua Ayrton Senna da Silva, 90, Jardim São José II.

No local da nascente, que está sendo revitalizada, os alunos farão o plantio de 10 árvores nativas e a colocação de uma placa para sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação da área, não descartando lixo e entulho no local.

Durante a atividade, os professores vão abordar a importância de programas como o “Revitalização de Nascentes”, da Prefeitura de São José dos Campos e “Aprendendo Florestas”, promovido pelo Instituto Ambientes em Rede – IAR, e que conta com o patrocínio da General Motors.

Com a participação de educadores da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, será feita a demonstração de uma análise de água da nascente.

A nascente Jardim São José II contribui para formar o Rio Pararangaba, afluente do Rio Paraíba do Sul.

Programa Revitalização de Nascentes

O programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, recompondo a vegetação e a mata ciliar nas APPs (Áreas de Preservação Permanente).

O programa revitaliza e protege nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A escola sempre foi o principal canal de sensibilização do Programa, com o envolvimento de estudantes e professores das escolas do entorno em todas as etapas de preservação, integrados a um programa pedagógico de educação ambiental.

Aprendendo sobre Florestas

O Programa é voltado para Educação Ambiental e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) a ser aplicado em escolas com o objetivo de aumentar a conscientização entre os alunos, professores e a comunidade em geral sobre as questões ambientais relacionadas às florestas. Diversas escolas municipais e estaduais participam do Programa em São José dos Campos.