Urbam faz exposições de peças do Museu do Lixo e objetos feitos com recicláveis
Atualizado em 28/11/2018 - 16:26
Museu do Lixo
Peças do Museu do Lixo serão expostas em evento na Cooperativa São Vicente e na UBS Campos de São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

A equipe de educação ambiental da Urbanizadora Municipal (Urbam) realiza exposição de peças do Museu do Lixo e de objetos feitos com materiais recicláveis nesta quinta (29), na Cooperativa São Vicente e na sexta (30), na UBS Campos de São José, das 8h às 12h e das 13h às 16h. As exposições, acompanhadas por palestras, fazem parte de ações do programa que reúne representantes de municípios localizados na área de influência do gasoduto Campinas-Rio de Janeiro (Gascar).

O objetivo é chamar a atenção do público para a conscientização sobre a preservação ambiental por meio do reaproveitamento e destinação correta de materiais para a coleta seletiva.

Peças como câmaras fotográficas, máquinas de costura e de datilografia, projetor de cinema, celulares antigos, ferro de passar roupa a brasa, entre outras antes descartadas no lixo, formam o acervo do museu. Entre os objetos feitos com recicláveis, são expostos camisetas e mantas feitas com garrafa pet, telhas feitas com embalagens de leite, pisos feitos com pneus, embalagens para presentes feitas com caixas de leite, sacolas feitas com embalagens de molhos de tomate e outras.

A política dos 5R's (reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar) induz a adotar atitudes para reduzir o consumo e reaproveitar materiais ou fazer a doação do que não se usa mais, antes mesmo de reciclar. Outra medida ambientalmente correta é a recusa em consumir produtos que gerem impactos socioambientais negativos. A geração de resíduos é precedida por uma outra ação impactante sobre o meio ambiente - a extração de recursos naturais na fabricação de novos produtos. Além disso, consegue-se reduzir o volume de resíduos no aterro sanitário, aumentando sua vida útil. O objetivo é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício (como o desperdício de alimentos, por exemplo).

Materiais recicláveis devem ser higienizados e disponibilizados nos dias e horários corretos da coleta seletiva – que podem ser consultados no site: http://urbam.com.br/sitenovo/servicos/limpeza-publica/coleta-seletiva/consulta.aspx