Seminário sobre tuberculose capacita profissionais da rede pública e privada
Atualizado em 28/11/2018 - 18:00
Jardim Colonial é a 18ª unidade a receber o UBS Resolve. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 3-10-2018
A campanha de busca ativa dos casos de tuberculose é realizada dentro das unidades básicas de saúde do município - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, realiza nesta quarta-feira (21), um “Seminário sobre Tuberculose” destinado aos profissionais de enfermagem da rede de saúde pública e privada do município. O evento acontece das 8h às 12h, no auditório Mário Covas, na Câmara Municipal, das 8h às 12h. São esperadas cerca de 100 pessoas.

O evento, com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam nas unidades de saúde, faz parte da segunda fase da campanha de intensificação da busca ativa de casos de tuberculose em São José dos Campos.

Atualmente, 150 pacientes estão em tratamento de tuberculose no CTP (Centro de Tratamento e Prevenção em Tisiologia, Dermatologia Sanitária e Lesões), da Secretaria de Saúde.

O tratamento é totalmente gratuito e todos os casos são acompanhados por pneumologistas. Os medicamentos também são gratuitos e oferecidos pelo Estado.

Em 2017 foram tratados 201 pacientes, com 86,57% de cura, sendo que a taxa preconizada pelo Ministério da Saúde é de 85%. O município de São José dos Campos, em razão deste resultado, recebeu, em 2018, o Prêmio de Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose que reconhece as cidades que tiveram destaque no controle desta doença, com taxa de cura dos pacientes superior a 85%.

8h – Recepção aos participantes

8h30 – Abertura e palestra “Quando pensar em Tuberculose?” – Dra. Kátia Bruzzi – Pneumologista do CTP e da UES (Unidade de Especialidades)

9h15 – Importância da Busca Ativa de Casos e Diagnóstico – Dr. José Eduardo de Oliveira – Pneumologista – Coordenador do programa de Tuberculose do GVE XXVII

10h – Intervalo