Mais de 500 participantes de oficinas sócio culturais são certificados pela Prefeitura
Atualizado em 28/11/2018 - 16:06
Entrega de certificados das Oficinas Sócio Educativas para mais de 1.400 usuários dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centros de Referência Especializado de Assistência Social) da cidade. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 28-11-2018
A cerimônia, cheia de emoção com os depoimentos dos participantes das oficinas, contou com apresentações culturais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Mais de 500 usuários dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centros de Referência Especializado de Assistência Social), que participaram das Oficinas Sócio Educativas neste ano de 2018, compareceram nesta quarta-feira (28), na Câmara Municipal para receberem os certificados.

Ao todo, foram oferecidas 19 oficinas gratuitas, realizadas pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, com o objetivo de favorecer a convivência e o fortalecimento de vínculos, além de oferecer novas oportunidades de atividades profissionais e de renda às pessoas.

“Como eu e a minha filha estamos desempregadas, decidimos fazer o cursos, eu de barbearia e ela de química para cabelos. Nossa intenção era tentar uma recolocação no mercado de trabalho ou quem sabe abrirmos nosso próprio negócio. Para nossa alegria, já começamos o nosso negócio, com essa qualificação estamos atendendo em domicílio. Estou muito feliz com esse recomeço na minha vida”, afirmou Enoe Dias, 49 anos, moradora do bairro Vila Paiva, que pretende fazer mais cursos para aprimorar as técnicas aprendidas.

“Aprender coisas novas para presentear a família”. Foi com essa intenção que Dirce Pimenta, 76 anos, moradora do bairro Vila Nair, resolveu fazer o curso de artesanato. “Eu adoro artesanato e, como sou sozinha em casa, para mim é uma terapia. Poder fazer as coisas com a minhas próprias mãos e depois dar de presente para as pessoas que amo é uma alegria enorme. Agora não quero mais parar de fazer os cursos (risos)”, completou.

A cerimônia de entrega, carregada de emoção por meio de depoimentos dos participantes das oficinas, seguidos de apresentações culturais, contou também com a presença de autoridades locais e familiares dos alunos das oficinas.

Em 2019, a Prefeitura dará continuidade às oficinas atuais e irá ampliar a grade com novos cursos nas áreas de arte culinária, atividades artesanais, confecção de roupas, estética, paisagismo, horta e jardinagem.