Dia de Doar mobiliza escolas da rede municipal
Atualizado em 11/04/2023 - 10:32
Doação de roupas, calçados e brinquedos dos alunos da Emef Otacília Madureira de Moura (região sul) para crianças de 0 a 6 anos do CECOI Éden-Lar (região central)
Alunos da Emef Otacília Madureira de Moura (região sul), arrecadaram brinquedos, roupas e calçados para crianças do CECOI Éden-Lar - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Campanha #DiadeDoar #DoaSãoJosé, promovido durante todo este mês de novembro pelo Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos, ganhou um importante reforço. Engajados na iniciativa social, alunos e profissionais das escolas municipais da cidade aderiram ao movimento em prol das entidades beneficentes.

Na manhã desta terça-feira (27) alunos do 1º ao 9º ano da Emef Profa. Sônia Maria Pereira da Silva (região leste), levaram para a escola ração para animais de rua, todo produto arrecadado foi doado para um comedouro para cães de rua localizado em uma praça do bairro.

Também nesta terça alunos do 8º ano da Emef Ana Berling Macedo (região norte) vistaram a Casa dos Idosos do Asilo São Benedito para um café da tarde coletivo.

Doação de tempo e aprendizado fizeram parte de uma atividade realizada na Emef Elza Regina Ferreira Bevilacqua (região sul), por lá os estudantes participaram de uma oficina de bonecas de pano ministrada por uma funcionária, as bonecas serão doadas para outras crianças.

Durante todo o mês de novembro os estudantes da Emef Antônio Palma Sobrinho realizam arrecadação de alimentos para o programa assistencial da paróquia do bairro, outra ação organizada pela instituição de ensino conta com a doação de uniformes dos alunos do 9°ano para os outros colegas, na própria escola.

O dia que marca a importância de doar contou também com uma apresentação da peça teatral Pluft a fantasminha encenada por um grupo de alunos da Emef Otacília Madureira de Moura (região sul), para crianças de a 0 a 6 anos do CECOI Éden-Lar, a atividade contou ainda com doação de brinquedos.

Os alunos do CECOI Éden-Lar, vibraram com a iniciativa. Emilly Ribeiro da Silva, de 06 anos aprovou a ação, “eu gostei muito da parte do teatro”. Já o Nicolas Soares, separou uma cena como preferida, “eu adorei a parte do barco”.

Os alunos que saíram da região sul com destino a zona central da cidade, também aprovaram a experiência.

“Foi bem legal brincar com as crianças, interagir, ver o sorriso de uma criança alegra nosso dia”, contou Mateus Firmino Santos, aluno do 8º ano.

“Assim que a orientadora fez a sugestão passamos de sala em sala para arrecadar brinquedos, além disso, conseguimos roupas e calçados”, explicou Geovana Abreu, de 14 anos.

“Essa ação é muito importante, tanto para quem recebe como para quem doa, esse tipo de evento tem que acontecer mais vezes, as crianças estão felizes e a gente também”, concluiu Luísa Pires, pedagoga do CECOI Éden-Lar.

Confira outras atividades realizadas por escolas da rede municipal no #DiadeDoar #DoaSãoJosé

Emef Jacyra Vieira Baracho (Jd. Veneza) – Visita ao Asilo Recanto São João de Deus para levar doações de produtos de higiene pessoal, além de apresentações musicais.

Emef Profª Leonor Pereira Nunes Galvão (Vila Industrial) – Doação de roupas e sapatos infantis para o Lar dos Bebês (localizado na Vila Maria).

Emef Maria Antonieta Ferreira Payar (Pinheirinho dos Palmares) – Contação de histórias dos alunos dos 9º anos para os alunos dos 1º anos e entrega de alimentos para formação de cesta básica.

Emef Hélio Walter Bevilacqua (Jardim Republica) – 17h30 – Alunos receberam os pais com cartazes e bilhetinhos confeccionados na escola.

Emef Profª Maria Ofelia Veneziani Pedrosa (Jardim Limoeiro) – Atividades lúdicas com familiares e funcionários da escola.

Emef Mercedes Perotti (Rio Cumprido) – Arrecadação de alimentos para formação de cestas básicas.