Desembargador vai ministrar aula inaugural para futuros guardas da GCM
Atualizado em 26/11/2018 - 18:18
Aula Inaugural GCM
Integração dos novos guardas civis municipais, no último dia 19, no Cefe (Centro de Formação do Educador) - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Guarda Civil Municipal (GCM) vai realizar na próxima sexta-feira (30) a aula inaugural do curso de formação dos 70 novos guardas aprovados em concurso público. Será uma cerimônia oficial que marcará as atividades do curso que tiveram início no último dia 20.

Desde então, os alunos estão cumprindo uma rotina diária de aulas sobre temas diversos e atividade física. Até agora, os principais temas abordados foram direito administrativo, disciplina e hierarquia, regulamento disciplinar da GCM, entre outros. Cada tema é ministrado por um facilitador especialista.

Solenidade

A aula inaugural será proferida pelo desembargador Luiz Fernando Salles Rossi, membro do Tribunal de Justiça de São Paulo.
O evento será realizado no Parque Tecnológico São José dos Campos, na região leste da cidade, a partir das 15h, em um auditório com capacidade para 800 pessoas. O roteiro prevê ainda uma mostra de viaturas.

Além dos 70 alunos, foram convidadas autoridades dos três poderes de toda a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) e representantes de todas as forças de segurança que atuam na área e estão concentradas no grupo São José Unida, coordenado pela Prefeitura. Os membros do Conselho Municipal de Segurança também são aguardados.

Mais 40%

O concurso para Guarda Civil Municipal 2ª Classe foi aberto no dia 9 de fevereiro deste ano. Inscreveram-se 4.563 candidatos. No dia 19 de outubro, a seleção foi homologada com 236 aprovados. Os 70 primeiros foram convocados para as fases seguintes da seleção.

O concurso iria contratar, inicialmente, 50 guardas. Porém, a Prefeitura decidiu aumentar o número de novos guardas de 50 para 70, um crescimento de 40% sobre a previsão inicial.

A GCM conta atualmente com um efetivo de 277 integrantes. Após a incorporação dos novos guardas, serão 347.

30 anos

A Guarda Civil Municipal de São José dos Campos tem 30 anos de atuação. A instituição foi criada em 6 de janeiro de 1988 com a função constitucional de zelar pelos bens, serviços e instalações públicos. A corporação mantém efetivo 24 horas nas ruas, apoia e integra operações conjuntas de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coíbe atos de vandalismo e zela pela estética urbana.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×