Museu Interativo de Ciências atrai visitantes de todo o Estado
Atualizado em 24/11/2018 - 19:58
Museu Interativo de Ciências, uma boa opção de entretenimento aos sábados. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 24-11-2018
Família da Marisol Laustetter saiu bem cedinho de Guaratinguetá neste sábado (24) - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A oportunidade de aprender ciências, de forma lúdica e interativa, motivou a família de Marisol Laustetter a pegar a estrada bem cedinho. Acompanhada do marido e dos quatro filhos, a dona de casa viajou de Guaratinguetá a São José dos Campos.

“Tomei conhecimento da inauguração do Museu Interativo de Ciências pelas redes sociais. Contei para a família e todos ficaram ansiosos para conhecer. Estamos gostando bastante da experiência”, contou.

Moradora de Taubaté, a publicitária Milena Suellen de Souza convidou a prima, o marido e os três filhos para conhecerem as instalações do Museu.

“Meu filho de quatro anos está despertando para novas experiências. Esse espaço é muito interessante. Valeu a pena juntar dois carros e trazer toda essa turminha”, concluiu.   

Além das famílias de Guaratinguetá e Taubaté, a mais nova opção cultural da cidade recebeu moradores das cidades de Campinas, Bauru e Jambeiro.

Quem mora pertinho também aproveitou a manhã de sábado para um passeio que agrega aprendizado de forma lúdica.

“Moro aqui no bairro. Estou emocionada com esses experimentos. Minha filha e a amiga estão se divertindo e aprendendo”, disse a técnica de enfermagem, Maria Aparecida Faustino.

Localizado na região leste de São José, o Museu Interativo de Ciências, que se chama ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho, conta com atividades e exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol, canhão de fumaça, bolha cilíndrica, bolhas esculturais, trem da inércia, super looping, força centrífuga, basquete giratório, harpa de tubos, máquina eletrostática de Wimshurst, bancadas de lupas e insetos. No total, são mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes.

Todas as visitas são monitoradas. Durante o circuito, um grupo de 40 pessoas recebe orientações sobre as funções dos equipamentos, além de poderem vivenciar a prática da experiência científica.

O tour, que dura em média 45 minutos, tem início no térreo, passa pela Sala da Vida, uma torre com exposição e curiosidades sobre astronomia e, por fim, uma sessão no planetário digital que proporciona aos visitantes a sensação de que está no universo.

Além de oferecer experimentos inovadores para a população em geral, o Museu Interativo de Ciências vai auxiliar na formação dos alunos de São José e de toda a região. 

Serviço

Museu Interativo de Ciências ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho’

Endereço: Rua Profº Felício Savastano, s/n – Vila Industrial

Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30 (somente para escolas agendas)

Sábado, das 10h30 às 14h30 (entrada, aos sábados, 1 kg de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade)

Para melhor aproveitamento da visita monitorada, aos sábados, dependendo do número de visitantes os portões poderão fechar às 13h30.  


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×