Festival de boxe reúne esportistas no Campo dos Alemães
Atualizado em 24/11/2018 - 23:40
Festival de Boxe, com praticantes da modalidade (feminino e masculino) de cinco unidades no Poliesportivo Campo dos Alemães. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 24-11-2018
Cerca de 200 praticantes de boxe, das modalidades feminino e masculino, reuniram-se neste sábado (24) - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Cerca de 200 praticantes de boxe, das modalidades feminino e masculino, reuniram-se neste sábado (24) para um festival no poliesportivo do Campo dos Alemães, região sul de São José dos Campos. Os esportistas são atendidos em cinco espaços da Prefeitura, por meio do Programa Atleta Cidadão.

Os competidores de diversas faixas etárias tiveram o incentivo de professores e familiares, que compareceram em peso ao evento.

Acompanhada da mãe e dos avós, Andrielle Silva, de 14 anos, fez questão de listar os benefícios alcançados com a atividade. “O boxe mudou muitas coisas, estou mais confiante, mais comunicativa também”, contou.

“Fico um pouco apreensiva”, contou a mãe de Andrielle, dona Anaelisa Silva. “Ela se identificou com essa atividade. Mudou o comportamento em casa, as notas melhoraram e até a alimentação está mais balanceada”, completou.

Integrante da turma que pratica boxe desde o início da atividade no poliesportivo Campo dos Alemães, Juan Carlos Rocha elencou as melhorias em sua vida. “Mudou muito meu comportamento e as notas na escola. O boxe prega disciplina e respeito com os pais, além de respeito na rua. Melhorei até a maneira de me expressar com as pessoas.”

A inspiração para que Maria Vitoria Pereira, de 10 anos, se rendesse às luvas de boxe surgiu em casa.

“Eu pratico a atividade neste poliesportivo duas vezes por semana.  De tanto assistir às minha aulas, a Vitoria, que já é aluna de ginástica artística  no programa da Prefeitura, sentiu vontade de começar praticar boxa”, explicou a dona de casa Dejanete Vieira.

Os outros dois filhos da dona de casa também são alunos do Programa Atleta Cidadão.

Além do boxe, alunos das modalidades natação, basquete e karatê entram em ação neste fim de semana.

Programação deste domingo

A quarta e última etapa do Intercentros de Natação vai levar às piscinas da Associação Esportiva (Travessa César Leite, 345, Centro) cerca 400 alunos de 15 locais. As provas serão de 50m livre e costas, 100m livre e 100m medley.

A parte da manhã, das 8h às 11h30, será reservada aos jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. À tarde, das 13h30 às 17h, será a vez das crianças de 7 a 14 anos. Nesse grupo será realizada pela primeira vez a prova de revezamento 8X25.

Já o Intercentros de Karatê será realizado das 9h às 13h, no centro esportivo Vale do Sol (Praça Bahia de São Salvador, 342) com competições de kata (formas) e kumite (lutas). Estarão no tatame crianças, adolescentes e adultos.

O Festival de Basquete com representantes de nove unidades esportivas será realizado das 8h às 12h (alunos de 11 a 13 anos) e das 13h30 às 17h30 (para os de 14 a 17 anos) no ginásio Dom Pedro (Rua Helenira Resende Nazareth, 151).