Mães de bebês prematuros fazem piquenique comunitário no parque
Atualizado em 23/11/2018 - 17:55
Hospital Municipal  Maternidade  23 01 2018
A UTI neonatal do HM conta com 33 leitos para receber os bebê prematuros: encontro para festejar o dom da vida - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Todos os anos, um grupo de mães têm um motivo especial para comemorar, pois passaram pela mesma situação e viveram os mesmos sentimentos e angústias, com final feliz. Agora, elas se encontram para relembrar os bons momentos do passado e confraternizar, mas, sobretudo, para festejar o dom da vida.

São todas mães de filhos prematuros, que viveram fortes emoções até que seus filhos pudessem, efetivamente, cair nos seus braços. Os bebezinhos ficaram internados na UTI neonatal do Hospital Municipal de São José dos Campos. Alguns por poucos dias, outros por meses, até que ficassem fortes suficientes para encarar o mundo.

Pelo oitavo ano seguido, essas mães, com apoio de uma equipe multidisciplinar do HM, irão se encontrar. Desta vez, a novidade é que o piquenique comunitário acontecerá fora das dependências do hospital: será no Parque Vicentina Aranha, neste sábado (24), a partir das 9h.

“Já tem mais de 70 mães confirmadas. Será um piquenique coletivo, onde cada um vai levar algo para comer e beber”, contou a enfermeira Maria Aparecida Diniz, uma das coordenadoras do encontro.

Da parte do Hospital Municipal, irão enfermeiras, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e médicos. Eles viram de perto a angústia e apreensão das mães e pais que viram seus filhos nascerem antes da hora prevista e agora têm a oportunidade de compartilhar com eles a alegria de uma convivência saudável.

“Muitos têm histórias incríveis de superação, algumas mães até fizeram questão de registrar isso em diários no hospital. É um encontro de muita emoção”, disse Maria Diniz.

Os profissionais do HM aproveitam a oportunidade para divulgar o ‘Novembro Roxo’, mês de conscientização sobre o parto prematuro. Neste ano, o tema central da campanha organizada pela ONG Prematuridade.com estimula a doação de leite materno.

O próprio hospital está em campanha por mais doadoras para seu Banco de Leite Humano, que atende as UTIs neonatais públicas e privadas da região.

Atualmente, o UTI neonatal do HM conta com 14 leitos comuns e 19 leitos de cuidados intermediários.